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Correios aumentam preços, diminuem indenização e complicam a abertura de PI

Postada em 02/03/2018

Os Correios sempre dificultaram o trabalho da Find My Pack, desde a fundação. Nosso CEO, Andrews, chegou a responder um processo criminal na Justiça Federal de Curitiba em virtude dos trabalhos prestados, ação julgada improcedente. Na decisão, a Promotoria de Justiça (o órgão que deveria ser responsável por acusar) alegou que o serviço prestado é de notável relevância social e pediu a absolvição do nosso fundador.

A visão da Estatal é de que a startup atua contra seus interesses, o que não é verdade.  Atuamos como agentes de melhoria do comércio eletrônico em uma das áreas mais conflitantes, a logística.  O consumidor hoje é atento, antenado e tem tudo ao alcance de um clique. Nossas ferramentas, auxiliam o empresário para prestar um excelente relacionamento com seu comprador, identificando qualquer problema na entrega e acionando os Correios para que resolvam com brevidade.

É essa a posição que se espera de qualquer empresa, incluindo os Correios. Com a imposição de dificuldades em reclamar, prejudica não só a Find My Pack, mas todos os brasileiros que utilizam seus serviços (não só os empresários, mas também os consumidores – mais de 28 milhões de pessoas já foram impactadas pelos nossos serviços). Continuaremos, como sempre, atuando fortemente contra as imposições descabidas e autoritárias da ECT.

Muito em breve, vamos contatá-lo também para apresentar a L-Hub, a transportadora própria da Find My Pack, que atuará com a flexibilidade que você já conhece e a qualidade que você espera.

 

Os Correios alteraram unilateralmente as regras para pagamento de indenizações e abertura de P.I, desde 28/02/2018, que seguem para seu conhecimento:

 

1. O prazo de abertura ou reativação de P.I. agora é de 30 dias à contar da previsão ou efetiva data de entrega ou da última resposta, este que era de 90 dias na antiga regra.

 

2. Pagamento das indenizações será realizado em até 90 dias, independente do motivo de abertura (atraso ou extravio) e da forma de pagamento (conta bancária, VPNE ou crédito em fatura mensal dos Correios)

 

3. Extravios serão indenizados em R$ 18,50  para as modalidades de frete Pac, Sedex, Sedex 10, Sedex 12 e Sedex Hoje que forem postadas *sem valor declarado*. O valor pago antes da mudança era de R$ 50,00, o que representa uma diminuição de 63% no valor da indenização por parte da ECT.

 

4. Os atrasos, que antes pagavam 10% para um dia, 20% para dois e 30% para três ou mais dias de atraso, calculados sobre o valor do porte do frete, foram alterados para as seguintes regras:

- PAC e Sedex, serão indenizados em 5% para atraso de um a cinco dias, 10% para seis a dez dias e 15% para atrasos superiores a dez dias.  

- Sedex Hoje, 30% se entregues entre 18h16 e 18h59 e 100% depois das 19h.

- Sedex 10, 30% se entregue entre 10h16 e 10h59 e 100% depois das 11h.

- Sedex 12,  30% se entregue entre 12h16 e 12h59 e 100% depois das 13h.

 

5. Não aceitarão mais embalagens que não sejam retangulares ou triangulares, com cobrança de R$ 20,00 por pacote fora do padrão. A justificativa é que dificulta o tratamento automático dos pacotes por meio das máquinas de leitura.

 

6. Os custos de frete aumentaram, de 8% a 51%, dependendo da região de origem e destino.

 

Fontes:

- https://www.correios.com.br/para-voce/precisa-de-ajuda/o-que-fazer-se-sua-encomenda-nao-chegou

- https://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/indenizacao-automatica

- http://www2.correios.com.br/sistemas/falecomoscorreios/docs/TermoDeUsoFaleComOsCorreios.pdf

 

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