Está inserido no mercado que mais cresce no mundo e ainda realiza o monitoramento via planilha para suas encomendas?
Saiba agora os motivos para abandonar esse processo manual e utilizar um software de rastreamento de entregas automático.
Antes de mais nada, pergunte-se: por que é que ainda possuo processos básicos e essenciais da minha loja virtual sendo realizados manualmente na era da tecnologia? Se sua resposta for “porque sou iniciante, muito novato nesse mundo”, está perdoado! Mas, depois que concluir a leitura desse artigo, não tem mais desculpa! 😂
Em um mundo onde é cobrado otimização de tempo por todos os lados, a utilização de tecnologia para pequenas ações cotidianas se tornou algo de extrema importância e em algumas ocasiões indispensável.
Temos hoje, por exemplo, uma assistente virtual para acender e apagar as luzes, para tocar uma música ambiente, temos também cafeteiras que podem ser programadas para fazer o seu café na hora em você se levanta e até sistemas que realizam operações mais complexas, como a contagem do estoque a cada venda realizada.
Das tarefas mais simples às mais complexas a tecnologia está envolvida e tudo isso reflete na economia de tempo.
É normal ouvirmos a expressão “o tempo voa”, mas é real, ele está voando mesmo. Enquanto isso, a concorrência aumenta, se reinventa, e quando damos conta o tempo foi perdido com tarefas simples, realizadas diariamente.
E este é o caso do acompanhamento ou monitoramento das suas encomendas, o tempo que poderia estar sendo utilizado para criar novas estratégias de marketing, para treinar o seu atendimento, para implementar um novo processo, para visitar um novo fornecedor, para fazer uma nova parceria, ou seja, ações que trariam de fato uma possível rentabilidade ou otimização ao seu negócio, você está investindo em falar no telefone com os Correios, abrindo PI manualmente, escrevendo e-mails de acompanhamento manualmente, entre outros.
Assim, podemos entender o real significado da frase “tempo é dinheiro”.
Processos manuais e burocráticos, acabam se tornando um fardo com o tempo, principalmente aqueles que podem ser automatizados de alguma forma. Como humanos, também temos os dias não tão bons, ficamos doentes, temos inúmeros problemas diários para resolver, tanto no profissional como no pessoal, o que pode nos levar em algum momento, principalmente com um fluxo maior de dados a errar.
Vamos imaginar que você realiza o seu controle através de planilhas no excel (não há nada de errado em fazer isso), e você pesquisa nos Correios manualmente cada código de rastreio e vai atualizando o status na sua planilha, uma a uma, mas, por uma desatenção, acaba por colocar na coluna ou linha uma informação de status errada e por conta disso seu cliente acaba por receber uma atualização de status incorreta.
Imagine, um cliente que já recebeu o produto, ser comunicado que a encomenda dele extraviou? Não faz o menor sentido! E qual a consequência que isso poderá gerar para sua loja? Além da vergonha de enviar uma errata, seu cliente vai presumir que sua empresa é super desorganizada com os dados.
Já vimos nesse artigo, o quanto é importante economizar tempo, mas você já pensou em poupar o tempo do seu cliente? Explicaremos melhor!
Você mais do que ninguém sabe que a jornada de compra de um cliente é demorada, ele entrará no seu site, analisará, pesquisará preços, depois buscará o mesmo produto em outros sites. Se o seu remarketing for bom, ele voltará ao seu site, realizará a adição do produto ao carrinho, irá fazer a cotação do frete, pesquisará mais um pouco, e por fim, realizará a compra em sua loja.
Após efetuar a compra, o seu cliente entra no status de “ansiedade”, tudo que ele mais quer é ver a transportadora batendo em seu portão entregando o produto que ele comprou.
E aí que está o ponto onde a comunicação irá fazer a diferença. A maioria das lojas virtuais apenas enviam o código de rastreio ao cliente e deixam a cargo dele o monitoramento da encomenda.
Mas, se ao realizar a pesquisa do código de rastreio ele verificar que a encomenda foi extraviada, ou que foi devolvida ao remetente, ou que está em atraso, o que pensa que ele irá fazer?
Com certeza, ele buscará entrar em contato com a sua loja para solicitar informações, e você não terá a informação para passar para ele, ao contrário, ele já terá uma informação que você não tem, ou seja, ele está na sua frente.
Agora imaginemos esta história diferente. O seu cliente receberá automaticamente cada alteração de status do andamento do produto que ele comprou em sua loja, mesmo que seja um status de extravio, atraso ou avaria, o seu cliente irá saber desta informação com antecedência e você mostrará que está se importando com a jornada completa dele, ou seja, sempre estando à frente.
Se você quiser dicas de como realizar essa comunicação, nós temos um artigo específico sobre esse assunto clicando aqui.
O processo de monitoramento das encomendas, se não realizado eficientemente, servirá apenas como histórico. Nele constará dados como nome do cliente, produto, transportadora escolhida, prazo de entrega, data de entrega, enfim.
Porém, se realizado eficientemente, estes mesmos dados podem se transformar em informações que irão lhe ajudar nas tomadas de decisões importantes para o seu processo.
Daremos um exemplo!
Nem todos os problemas com as entregas podem ser evitados, porém, há cuidados que podem ser tomados para que o prejuízo não seja ainda maior. Se identificar um número alto de extravios dos envios via Correios e não consigo deixar de utilizá-los, pois, em outras transportadoras não consigo o mesmo valor de frete ou não atendem minimamente todas as regiões do Brasil. Minha estratégia será implantar o envio com declaração de valor para solicitar o ressarcimento dos danos.
Viu só? Poderia ser apenas um dado na planilha “OBJETO EXTRAVIADO”. Mas com a análise, foi criada uma estratégia que ajudará meu pós-venda.
A Find My Pack é uma ferramenta de automação que tem como principal objetivo, trazer proatividade e otimização de tempo para o pós vendas de lojas virtuais.
Conheça os benefícios do monitoramento automático de encomendas:
A importação dos pedidos do seu ERP ou plataforma, é o primeiro passo para o tratamento das encomendas. Após a configuração da integração, seus pedidos serão importados automaticamente para o painel Find My Pack.
A página Objetos, é uma aba específica onde se encontram todos os pedidos importados, listados por transportadoras, data, número de pedidos, status do envio, etc.
Além dos objetos listados, é possível localizar os pedidos utilizando vários filtros que podem ser combinados.
A cada alteração de status dos pedidos, a plataforma realiza o envio de email informando seu cliente. Além disso, é possível editar os modelos e incluir sua logo, deixando o informativo com a cara da sua loja.
Durante todo o conteúdo, abordamos problemas que um e-commerce pode enfrentar quando seus processos rotineiros e importantes não são automatizados ou otimizados.
Em um ambiente tão competitivo como o comércio eletrônico, é importante ter estratégias que te colocam à frente do consumidor e da concorrência.
Automatizar processos e se adiantar de problemas do pós vendas é um diferencial.
Conheça as automações que a Find My Pack oferece, ganhe tempo e conquiste a confiança do seu cliente!
Léia Szwed 19/04/2022