Atualmente tudo o que é mais fácil possui uma maior vantagem, economiza tempo, e consequentemente dinheiro, e com isso chegamos na importância dos sistemas de CRM e ERP para as empresas atuais!
Antes de tudo, CRM significa Customer Relationship Management e serve para auxiliar na gestão do relacionamento com o cliente. Já o ERP significa Enterprise Resource Planning, e facilita no gerenciamento de processos internos organizacionais.
Nesse sentido, entenderemos melhor a seguir, o que são cada um desses sistemas e como eles podem ajudar no dia a dia de sua loja.
O CRM é um software que auxilia na melhora de seu relacionamento com o cliente seja na de vendas quanto no SAC, segue abaixo alguns exemplos de suas funções e benefícios:
O que nos leva a entender que esse modelo de software é essencial para evitar filas enormes em seu SAC/Vendas, e-mails com dúvidas intermináveis e o Reclame Aqui lotado de pessoas que não estão satisfeitas.
Primeiramente, ao ter uma empresa que já possui alguns funcionários, é importante conseguir centralizar a gestão dos processos internos em um só lugar, concorda?(esse paragrafo é um exagero?)
Os sistemas de ERP servem exatamente para isso, para a centralização do gerenciamento, controle de ações, solicitações e contato entre os setores administrativo, RH, financeiro, compras, etc.
Sendo assim, quando alguém de compras, por exemplo, precisa da aprovação do setor financeiro para adquirir alguma quantia monetária, pode apenas realizar um “card” solicitando e explicando a situação, e ter o retorno por ali, acompanhando o andamento da solicitação.
Isso é algo que facilita tanto para o funcionário, que não precisará enviar e-mails que podem ser perdidos no spam, quanto para os gestores, que poderão acompanhar as solicitações e ações da equipe, podendo sempre realizar algum comentário ou alteração se necessário.
Inicialmente você CEO pode ver um ERP como um custo sem necessidade, porém a utilização dessa categoria de software pode otimizar muito o tempo dos funcionários com seus trabalhos diários, como o seu tempo também para saber de tudo o que acontece em sua empresa em apenas um lugar.
Dessa forma, você deve estar se perguntando, qual você deve contratar?
E a resposta é de que devemos entender que essa pergunta não possui uma resposta exata, ambos os sistemas de CRM e ERP acabam complementando um ao outro.
Cada um deles atua em uma área diferente da empresa, colaborando tanto com a organização e controle interno quanto para o controle e visão do público visto pelos clientes!
Em outras palavras, o recomendado seria a contratação dos dois sistemas e assim conseguindo uma melhora na atuação de cada setor da empresa.
Emili Ignacio 11/05/2022