Um dos grandes desafios enfrentados pelos e-commerces, é identificar os problemas que ocorreram nos transportes de seus pedidos despachados ao consumidor.
Segundo o Sebrae, a logística é o 2.º fator de maior dificuldade para as lojas virtuais, perdendo apenas para a burocratização do sistema tributário.
Ou seja, ainda que seja muito difícil posicionar a marca e ter um bom engajamento comercial, a logística pode ser um problema ainda maior, pois pode interferir em todo trabalho inicial do processo de compras.
Neste artigo, abordaremos os processos logísticos das transportadoras e como diminuir os impactos negativos com seus clientes, identificando os problemas na entrega de forma proativa e rápida.
É evidente que definir os melhores processos de recebimento, armazenamento, embalagem e etiquetagem fazem toda diferença no início do processo logístico.
Mas, e depois? Quando o produto já está com o transportador, é difícil manter um processo com excelência, já que o serviço não está sendo realizado internamente.
Se você possui um e-commerce em fase de crescimento e/ou consolidado, já deve ter enfrentado o desconforto de monitorar as encomendas e precisar ficar super atento para não deixar passar os pedidos que necessitam de um tratamento especial.
O trabalho pode ficar ainda mais maçante se você realizar o monitoramento das encomendas manualmente, utilizando planilhas, por exemplo.
Todavia, o e-commerce que se preocupa com seu cliente e quer otimizar o processo de identificação de objetos com ocorrências no fluxo postal, contam com a Find My Pack.
Antes de tudo, é necessário ressaltar que a Find My Pack é uma grande aliada ao e-commerce, automatizando vários processos logísticos que tomariam tempo do SAC, ou da equipe logística, dependendo da estruturação da organização.
Após a importação dos pedidos para dentro da ferramenta, são realizadas análises automáticas no rastreio, e a cada alteração de status determinadas funções são acionadas.
O fluxo padrão que uma encomenda deve seguir é: postado, em curso, saiu para a entrega e entregue. Situações que fujam deste fluxo, são consideradas problemas e necessitam de um cuidado maior.
Podemos usar como exemplo, os pedidos com status “Aguardando retirada”, caso seu cliente não seja notificado, o objeto retornará ao destinatário e o processo de envio deverá iniciar novamente, causando um grande contratempo, além de abrir portas para reclamações.
Sendo assim, de forma automática, para evitar esse transtorno esse pedido vai para a tela de “Problemas”
Com a proatividade da aba de “Problemas” você irá se antecipar as ocorrências e conseguir resolver de forma mais rápida, podendo informar seu cliente da solução antes mesmo de ele perceber que o problema ocorreu.
Por esse motivo, nessa área, a habilitação da automação de “WhatsApp” pode ser a solução, pois com ela o processo de envio de mensagens se torna mais rápido utilizando templetes pré-definidos.
Assim, diminuirá as chances de lotação no SAC de perguntas e reclamações, já que a sua loja foi proativa o informou sobre a ocorrência, tomando as providências para a solução.
A comunicação e a proatividade são as fórmulas secretas para um e-commerce de sucesso, evitando situações como:
— Retorno de pedidos ao remetente
— Chamados no SAC.
— Reclamações nos portais de avaliações.
— Cancelamento de pedidos.
E, em contrapartida, abre portas para recompras.
Logo após o tratamento, você pode finalizar o registro da ocorrência, adicionando seus comentários e observações sobre a situação.
Assim o pedido terá seu status de tratamento alterado de “Em atendimento” para “Encerrado”.
Caso você precise encontrar alguma ocorrência, ou queria filtrá-las para iniciar os tratamentos, você poderá utilizar os filtros disponíveis, que facilitam a localização dos seus pedidos e objetos com algum status específico.
O mundo e-commerce cresceu muito, e isso não é novidade para ninguém. O empreendedor proativo, preocupado com a boa reputação de sua loja virtual, deixa problemas e processos manuais serem resolvidos de forma ágil, automatizando o que dá para ser automático. Focam seus esforços manuais e intelectuais para otimizar estratégias rentáveis para sua empresa.
Usar a tecnologia a favor da loja virtual, permite automatizar a identificação de grandes problemas, o que antes era um processo árduo e trabalhoso. O impacto é sempre positivo, ajudando na diminuição dos feedbacks negativos e grandes demandas para o SAC, por exemplo.
E por fim, problemas resolvidos com proatividade trazem conforto e confiança para os clientes, aumentando a chance de recompra e indicações.
Leia Szwed 18/05/2022