O m-commerce está ganhando força devido à facilidade ao acesso a sites e lojas virtuais, pois, atualmente as pessoas estão mais conectadas em seus celulares e muito mais engajadas em realizar compras pela internet.
Nesse sentido, um site responsivo poderá fazer toda a diferença na decisão de compra, considerando a possibilidade do cliente desistir ou não de apertar o tão desejado “finalizar a compra”.
Neste artigo trataremos sobre os cuidados necessários para vender mais via mobile, para posteriormente ajudar a sua loja se tornar referência na hora de comprar pelo celular.
O mobile commerce, mais conhecido como m-commerce é o comércio online voltado para as compras feitas pelos smartphones ou tablets.
Em outras palavras, o m-commerce é toda e qualquer transação comercial realizada via dispositivo móvel, ao invés de computadores de mesa e notebooks.
Antes de tudo, o e-commerce é termo utilizado para comercialização de produtos pela internet, onde, o processo de compra e venda é realizado por dispositivos eletrônicos como: computadores, celulares ou tablets.
O e-commerce possui diversos canais de vendas, sendo eles: lojas virtuais, marketplaces e redes sociais.
Por outro lado, o m-commerce referem-se pontualmente as compras pelos dispositivos móveis.
A princípio parece quase a mesma coisa, não é?
Porém, querer ter sucesso nas vendas com clientes que costumam comprar por dispositivos móveis, exige no mínimo que o seu site seja responsivo, para que o usuário tenha uma boa experiência de compra.
Então, você sabe o que é um site responsivo? Explicarei melhor.
Antes de tudo, pode ser chamado como responsivo qualquer site que se adapta ao formato da tela do dispositivo que está sendo utilizado, tornando conteúdo legível e bem posicionado, independente da tela.
Nesse sentido, um site que não é responsivo afeta diretamente na experiência de compra do usuário.
Um dos fatores mais impactantes para a permanência no site pelo celular, é a facilidade na sua usabilidade.
As pessoas não querem ficar ampliando a tela para visualizar o conteúdo ou ter dificuldade para clicar em “ver o produto”.
Segundo os dados da pesquisa “Consumo online no Brasil”, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o celular smartphone foi o dispositivo mais utilizado nas compras online em 2021, totalizando 87% das compras.
Como resultado, não podemos ignorar que o m-commerce está em ascensão e o e-commerce que não adaptar o seu site para responsivo, estará perdendo a sua competitividade no mercado.
Além disso, não é só o site responsivo em jogo para o sucesso de suas vendas, sua loja necessita de outros cuidados também, dê só uma olhadinha.
Como já informado, o layout e a responsividade do site é muito importante, pois, se o cliente não conseguir acessar com facilidade o e-commerce pelo celular, provavelmente ele desistirá da compra.
Dessa forma, outro principal fator de decisão da permanência das pessoas nas lojas online, é o carregamento da página.
Cerca de 47% dos internautas esperam a página carregar em até 2 segundos, e 50% esperam carregar em até 3 segundos.
Então, os sites desenvolvidos para os dispositivos móveis, devem oferecer uma boa usabilidade, considerando que 80% dos usuários brasileiros já fizeram alguma compra pela internet e 63% desses usuários realizam compras online pelo menos uma vez por mês.
Assim, com esses dados, conseguimos identificar a importância da experiência de compra pelos dispositivos móveis, com isso, separei outras dicas para sua loja virtual arrasar nas vendas pelo m-commerce.
Ter um botão para a pessoa ligar com facilidade para esclarecer suas dúvidas, é uma boa sugestão para reduzir as desistências de compra.
Alguns compradores ainda preferem ligar ao invés de enviar o WhatsApp.
Mesmo WhatsApp sendo um canal proativo, devemos lembrar que existem pessoas imediatistas e que não querem esperar sua resposta via WhatsApp ou chat online.
Provavelmente o seu cliente também não gosta.
O seu site deve estar adaptado para que o cliente não necessite dar zoom ou colocar o celular na horizontal para conseguir entender o que está na tela.
Se ele precisar fazer isso, se prepare, ele vai para outro site que não precisa, e esse site possivelmente será seu concorrente.
Grandes formulários, com excesso de perguntas podem passar insegurança ao comprador. Ficar pedindo informações que não afetam no pagamento e entrega do pedido, poderá soar negativo.
As pessoas buscam praticidade na hora de comprar, e um cadastro burocrático, cheio de perguntas não é a melhor opção.
Priorize perguntas básicas, solicitando informações que realmente são necessárias. Pergunte apenas o essencial.
Fazer com que a informação do seu produto chegue a clientes que estão na localização desejada, torna a oferta mais apropriada.
A geolocalização possibilita também o estudo da segmentação por região para entender as demandas de cada local.
O que antes era apenas uma ferramenta para passar o tempo, hoje virou uma grande fonte de influência, onde, a venda e compra de produtos vem ganhando destaque.
Para o empresário, as redes sociais trazem vários benefícios como:
Junto com as dicas, também é importante lembrar dos outros pontos que reforçam sucesso do e-commerce e m-commerce, como:
E claro, se você se interessou em todas essas dicas, não seria justo deixar de falar das vantagens que todo esse cuidado traz para a sua empresa.
Pensar em m-commerce é pensar em praticidade, facilidade e agilidade.
Essas são algumas das vantagens que o m-commerce traz para o seu comércio eletrônico e complementam com as demais que eu vou citar agora.
Afinal, as pessoas são imediatistas e não tem tempo a perder. Não querem mais esperar, se deu vontade de comprar é só pegar o celular e pronto! “Compra realizada com sucesso”.
Nada de esperar até o outro dia ou precisar estar na frente de um computador. Até lá ela já pode ter mudado de ideia.
Isso ajuda sua loja virtual abranger mais clientes e de qualquer lugar. Chega de fazer vendas só para quem mora perto.
Gostou das dicas e vantagens?
É importante ressaltar que todo canal de venda é valioso, o e-commerce e o m-commerce devem se completar, então as estratégias de marketing precisam ser trabalhadas em sinergia.
Desse modo podemos notar que o m-commerce se transformará em uma grande potência no mercado.
Conseguir compra literalmente na palma da mão é algo muito promissor para os e-commerces, por isso, adequar o seu site para os acessos via mobile é indispensável.
Por fim, como citamos neste artigo, não se esqueça que a atenção deverá ser redobrada no design e tempo de carregamento do seu site.
Então, utilize todas as dicas a favor de sua empresa, deixe o seu e-commerce cada vez mais competitivo nesse mercado que tanto cresce, e usufrua das vantagens do m-commerce.
Jessica de Freitas 25/05/2022