Esse conteúdo é para você que trabalha com vendas na internet e desconhece a importância de uma solução de pagamento para o seu negócio.
Segundo a Neotrust, nos primeiros três meses de 2022, o comércio eletrônico brasileiro teve um crescimento de 12,6%.
O método de pagamento mais utilizado foi cartão de crédito seguido do PIX, em contrapartida, o boleto teve queda de uso de 6,5%.
Diante disso, é necessário que você conheça seu público e defina qual solução de pagamento trará melhores resultados para sua loja.
Vivemos em constante anseio por evolução, com os métodos de pagamento não é diferente. Olhando historicamente, notamos uma busca incessante por simplicidade, rapidez e segurança nas transações.
É aí, que entram as soluções de pagamento, um serviço intermediador entre comprador e vendedor, com a finalidade de facilitar e assegurar o processo de pagamento.
Mas, na prática, o trabalho vai além de transacionar e aprovar compras.
As soluções de pagamento se responsabilizam por toda operação, desde disponibilizar ao seu cliente vários métodos de pagamento até assegurar proteção de dados e autenticidade nas transações.
Os métodos utilizados por essas soluções variam entre máquinas de cartões, aplicativos, boletos, pix, qr code, etc.
Além disso, várias prestadoras oferecem transações mistas como uso de dois cartões para pagamento, por exemplo.
Com o aumento das compras online o número de golpes e fraudes também disparou, um fato que pode gerar uma grande dor de cabeça aos lojistas que decidem se responsabilizar sozinhos por esse processo.
Dentre os benefícios de contratação de uma solução, podemos citar os seguintes:
— Facilidade ao seu cliente na hora de comprar.
— Variedade de métodos de pagamentos disponíveis ao seu cliente.
— Segurança dos seus dados e do seu cliente.
— Autenticidade da transação.
— Facilidade de análise de relatórios financeiros.
Em outras palavras, a solução de pagamento traz ao lojista, vantagens competitivas, segurança e praticidade, já que reduz o tempo que dedicaria a esse processo.
Antes de qualquer tomada de decisão, é necessário realizar uma análise criteriosa, verificando os prós e contras da ação, principalmente por se tratar dos recebíveis da sua loja virtual.
Como citado no início, é de suma importância que o lojista conheça seu público, pois assim, ele terá maior facilidade para definir os principais métodos para sua empresa.
Apesar da adaptação de compras físicas para o virtual, é necessário considerar que ainda muitas pessoas não possuem tanto conhecimento nessas operações, ainda mais se estivermos falando de pessoas de idades medianas para avançadas.
Já com o público mais jovem, a aposta em métodos que garantem rapidez seria a mais assertiva.
Nesse sentido, é sempre bom considerar soluções que disponibilizem vários métodos e possuam taxas negociáveis, que caibam no bolso da sua empresa.
Além disso, escolha a solução que realize suportes rápidos. Não é nada legal que seu cliente passe por transtornos na hora de realizar o pagamento da compra, por isso em casos que ocorram, é importante que esses problemas sejam resolvidos o quanto antes.
Outro fator importante na hora de decidir sobre a solução de pagamento, é escolher pelo serviço que lhe entregue maior automação possível e integre com os softwares e sistemas que a loja utilize.
Cartão de crédito
Esse é o método destaque até o momento, o “queridinho dos brasileiros”, podemos assim dizer. Isso se dá, devido ao parcelamento do valor e a procrastinação do pagamento.
Além disso, quando não há disponibilidade de limite em determinado cartão, muitas pessoas optam por dividir o valor com mais um cartão.
PIX
O método que extinguiu dinheiro em espécie e cartão de débito. Famoso pela rapidez, taxas menores, liquidação imediata, além de transacionar em qualquer dia e hora.
Boleto bancário
Apesar da queda de uso, ainda é um método bastante relevante, pois possui uma ampla rede para recebimentos, como bancos, lotéricas, agência dos Correios, mercados, além dos canais digitais.
Por fim, é necessário sempre estar atento às tecnologias disponíveis, que facilitam o dia a dia do lojista e do consumidor. Tenha em mente que automação sempre será o melhor investimento.
Agora que você já conhece a importância das soluções de pagamento, não perca vendas e ganhe taxas de abandono de carrinho devido à deficiência de tecnologias e variedades de formas de pagamentos.
Escolha sempre pela melhor experiência ao seu cliente.