Dificilmente paramos para pensar o quanto é importante saber sobre a influência das cores no e-commerce. Você como lojista com certeza já se perguntou quais os fatores que determinam o comportamento de compra.
Claro que podemos citar alguns, entre eles: preço, produto e marca. Mas e as cores você já se perguntou o quanto está afetando o seu site?
E a escolha dessas cores, condiz com a imagem que sua loja virtual quer passar para o cliente?
Então neste artigo, falaremos sobre a influência das cores no e-commerce, e o quanto poderá ser um fator decisivo na hora da compra ou na permanência em seu site.
As pessoas diariamente são influenciadas pelas cores sem perceber, e isso para o e-commerce é ótimo!
As pessoas sem perceber que algo pode estar influenciando, não criam resistência contra o convencimento.
Para explicar de uma forma mais simples, vou citar algo que já deve ter acontecido com você.
É muito comum o recebimento recorrente de um e-mail de propaganda de alguma empresa, e se você não estiver interessado, vai parar de abrir o e-mail ou jogar no spam.
Nesse sentido, por ser algo que você não tem interesse no momento, mesmo o conteúdo podendo ser importante, você vai criar uma resistência para abrir o tal e-mail, devido à insistência.
Já com as cores é diferente, você não vai perceber o quanto ela está te influenciando e não vai querer parar de ver um anúncio porque ele está com a cor vermelha, por exemplo.
E não pense que essa influência é algo simples, as cores são extremamente importantes na vida das pessoas, pois despertam sensações, reações corporais e psicológicas, além de ajudar na imaginação e na criatividade.
As cores não servem só para deixar o seu e-commerce mais bonito, elas impactam visualmente e emocionalmente o seu cliente ou pessoas que estão visitando a sua loja virtual.
Elas são responsáveis por criar um ambiente de navegação agradável, e geram diversas sensações aos usuários.
O estímulo da cor vai direto ao nosso cérebro, estando ligado ao sentido da visão, provocando uma reação imediata, que pode ser positiva ou negativa.
Na criação do e-commerce é necessário alguns cuidados com a escolha da paleta de cores, pois não existe a melhor paleta.
A escolha das cores varia bastante e precisa ser conforme o produto, segmento, público, alvo, etc.
Outro cuidado que é preciso ter, são as cores com muita saturação, que basicamente são as cores bem fortes.
Cores chamativas em fundos grandes não caem bem, pois deixam sua loja virtual visualmente carregada e cansativa de se ver.
No entanto, as cores saturadas são ideais para títulos pequenos, destaques, ícones e botões.
E não é só de “visitas” que os e-commerce sobrevivem, não é?
As cores não são importantes apenas no layout do seu site, mas também podem ser um fator decisivo na hora compra.
E com isso, vou citar algumas dúvidas que podem surgir, e já vou ajudar a responder.
O vermelho é a cor que mais chama atenção, pois deixa as pessoas em situação de alerta.
Porém, o vermelho nem sempre é indicado para e-commerce, porque pode ser agressivo demais.
Entretanto, o vermelho pode ser usado em alguns pontos específicos da sua loja virtual, como um botão ou algum tipo de mensagem informativa para chamar atenção das pessoas.
O azul e o verde são as cores que podem proporcionar uma experiência agradável ao usuário que acessar o e-commerce.
Porém, nada garante que essas cores despertem o interesse das pessoas, tudo depende do contexto em que ela está inserida.
Ainda mais que a escolha da cor depende do tipo de produto, segmento, e também precisa corresponder a missão, visão e valores da sua empresa.
Definitivamente esse é um ponto bem importante a ser citado.
A escolha da cor e o significado dela precisa ir de encontro com a história da empresa e o que ela vai querer representar no mercado.
O roxo, laranja e amarelo podem estimular a compra, sem aquela sensação de alerta que o vermelho traz.
Essas cores trazem a sensação de algo agradável aos consumidores, mas é preciso tomar muito cuidado com esses tons, pois a junção dessas cores podem não combinar.
E também para usar em seu site, lembre-se que elas precisam estar de acordo com posicionamento da sua marca, segmentação, etc.
Por isso, não podemos deixar de lado o significado de cada cor, onde estarei citando abaixo.
O vermelho pode significar cor da paixão ou da fome, e tenho certeza que você vai lembrar de marcas de fast food que utilizam essa cor.
O vermelho tende a estimular a ação, pois é uma cor quente que chama atenção, por isso, existem diversas campanhas promocionais que usam essa cor.
Além do fato de ser utilizada em sinalizações de urgência, levanto em consideração sua capacidade de se destacar nos ambientes.
No marketing o laranja significa criatividade, alegria e confiança nas empresas, e é a cor utilizada em anúncios que desejam ter cores vibrantes.
É uma cor enérgica que estimula a criatividade e desperta o desejo de ação do usuário.
De modo geral, o laranja está presente em marcas que querem retratar acessibilidade e espírito jovem.
Como o vermelho, o amarelo estimula o apetite, então pode observar que junto ao vermelho, as marcas também utilizam o amarelo em destaque.
O amarelo também é considerado uma cor acolhedora e usando separadamente, pode transmitir otimismo.
Geralmente o amarelo é utilizado em situações onde é preciso ter cuidado e atenção.
O uso do amarelo em sites é muito comum, porque a cor consegue chamar a atenção do usuário.
Ou seja, faz o visitante se concentrar em detalhes específicos, além de passar uma sensação de transparência caso precise negociar algo com o cliente.
O verde traz sensações de equilíbrio, harmonia, saúde e frescor ao ambiente, e claro, é uma cor muito ligada a natureza e ao meio ambiente.
Por ser uma cor bem equilibrada, locais que desejam passar tranquilidade e relaxamento utilizam o verde, sendo geralmente usado em lojas, hospitais e centros de saúde.
Assim como o verde, o azul claro traz a sensação de higiene e frescor, além de conseguir estimular a criatividade e transmitir a sensação de sucesso e conquista.
O azul-escuro transparece segurança e tranquilidade para as pessoas.
Além disso, o azul é conhecido por conseguir reforçar confiança na marca, mas de modo geral, a cor reduz o apetite e estimula o pensamento criativo.
O roxo ou violeta são associados a calma, respeito e sabedoria.
O violeta também é uma cor capaz de estimular a imaginação e criatividade, como o laranja.
O roxo e o violeta trazem sensações de nobreza, sabedoria, imaginação e criatividade.
Costumam ser usados em marcas de produtos de beleza e estabelecimentos que visam o bem-estar, como SPAs e clínicas de estética.
O marrom está ligado a natureza e segurança, além de ser conhecido como a cor da sofisticação, elegância e seriedade.
Constantemente o marrom é muito usado em produtos orgânicos e coisas relacionadas à natureza.
Também é muito é usado em empresas de design de interiores, pisos, móveis, produto gourmet, por remeter a elegância e confiança.
O rosa suave, uma cor bem característica do universo feminino, indica delicadeza e também simboliza inocência, romantismo e proteção.
Já os tons mais intensos estão relacionados à modernidade e são usados para despertar a atenção do público.
Frequentemente podemos perceber o uso dos tons de rosa em lojas femininas e locais que vendem doces.
A cor branca transmite a sensação de tranquilidade, limpeza e organização.
É uma cor neutra e muito fácil de ser combinada com outras cores, despertando a sensação de harmonia e equilíbrio.
O branco também transmite calma, pureza, frescor e pensamento de competência.
O preto também é uma cor neutra e está associada a elegância, sofisticação e força.
Ou seja, é uma cor muito poderosa, transmite a sensação de mistério e está relacionada ao medo, curiosidade e, algumas vezes, memória emocional.
Por ser considerada forte, o preto acaba se destacando em alguns fundos, dando mais legibilidade na hora da leitura.
E sendo uma cor neutra, fica fácil de combinar com as outras cores, igual o branco.
O cinza é outra cor considerada neutra e é muito utilizado para ressaltar outras cores.
Essa cor passa uma ideia de responsabilidade, conhecimento, profissionalismo e inovação, sendo muito utilizada em empresas de tecnologia.
O cinza combinado com outras cores, transmite a sensação de harmonia e equilíbrio.
Agora que você já sabe o significado das cores, vale ressaltar que a idade é um fator que influencia a preferência das cores, segundo Farina (1986), em seu livro Psicodinâmica das cores em comunicação.
– No período de 1 a 10 anos de idade as pessoas preferem o vermelho.
– O laranja dos 10 aos 20 anos.
– O amarelo dos 20 aos 30
– O verde dos 30 aos 40.
– A cor azul dos 40 aos 50.
– Lilás dos 50 aos 60.
– E o roxo para os acima de 60.
Ao fazer compras, os indivíduos mais idosos preferem comprar produtos com embalagens onde predomina o azul, enquanto os mais jovens preferem produtos com a cor vermelha.
Por fim, podemos concluir que escolher as cores para representar a sua marca ou fazer parte do seu e-commerce, não é apenas estética.
Por mais que todos possuam suas preferências pessoais, a escolha da cor precisa ser estudada, já que cada uma, ou a junção delas, pode representar um sentimento ou um significado.
Lembre-se que a combinação das cores precisam estar de acordo com a emoção que você quer passar quando alguém visitar a sua loja virtual.
Tenha também na ponta da caneta sua missão, visão e valores, público alvo, e o significado das cores, para alinhar com a história da sua empresa e arrase na escolha!