Diversas empresas estão surgindo no mercado brasileiro oferecendo a gestão do processo de fulfillment, mas ainda existem alguns questionamentos sobre o que é essa operação que tanto ajuda o e-commerce, e quais as suas vantagens.
Então, se você nunca ouviu falar nesse termo ou ainda está perdido sobre o que é essa operação, neste artigo explicaremos de forma bem objetiva o que é fulfillment e quais as suas vantagens.
Antes de tudo, fulfillment ou order fulfillment é o conjunto de processos logísticos e operacionais do e-commerce.
Dessa forma, o fulfillment já é realizado no processo logístico dos e-commerce, como: cuidar do estoque, entrada da mercadoria e pedidos, etiquetá-las e manter tudo organizado para entrega.
Toda vez que a responsabilidade logística na operação é assumida, se tem um fulfillment.
Talvez você esteja se perguntando, por que esse termo está sendo tão falado e por que existem empresas terceirizando esse processo?
Pois bem, na prática, essa parte de gestão logística pode não ser tão fácil quanto parece, e vou te explicar o motivo.
Antigamente as vendas para locais distantes eram um problema para o e-commerce, devido ao preço do frete.
Por exemplo, o e-commerce fica no nordeste e precisa enviar o produto para o sul, imagine o quanto ficaria caro esse frete, não é.
Principalmente, porque com o passar dos anos surgiram diversos e-commerce, e existem vários mais próximos do comprador.
E mesmo que o produto custe um pouco mais caro, além do custo do frete, o tempo para entrega poderá definir o rumo das vendas, fazendo com que a venda seja efetuada em um e-commerce mais próximo ou com um frete mais barato.
Sabendo dessa dificuldade em enviar pedidos para locais mais distantes, principalmente para outros estados, devido ao custo do frete, empresas especializadas em fazer esse processo de gestão da mercadoria, começaram a surgir no mercado.
As empresas de fulfillment trabalham desde o recebimento do pedido, separação dele, e o envio do mesmo.
Nesse sentido, o e-commerce faz todo o processo comercial, continua vendendo normalmente, recebe o pedido e direciona para a empresa de fulfillment, então a empresa pega o pedido, separa, embala e envia.
Depende da forma que a empresa de fulfillment trabalha.
Algumas emitem a NF assim que o pedido é notificado para eles, ou o e-commerce gera a nota fiscal e a empresa terceirizada entra para a separação, embalagem e envio do pedido.
O processo é bem simples, você compra os produtos com fornecedor enquanto ele direciona a entrega para empresa de fulfillment.
Primordialmente o fulfillment precisa ser trabalhado com estratégia, você não precisa necessariamente armazenar os produtos apenas um lugar.
Mas antes de definir o local ou se será mais de um, lembre-se que a armazenagem precisa ser em um ponto estratégico para a distribuição dos pedidos.
Geralmente empresas do Nordeste optam por contratar empresas de fulfillment de São Paulo, devido à facilidade na distribuição e o custo menor com frete.
Então definitivamente compensa o e-commerce centralizar a armazenagem em um local que consiga fazer a distribuição para diversos locais, ou ter o custo de duas armazenagens.
Toda operação tem um custo, e mesmo que seja muitas etapas, não se assuste os valores costumam ser bem baixos.
Aqui no Brasil produtos que não ocupam muito espaço (como roupas e cosméticos), que não precisam de manuseio especial, ou de refrigeração, a média para 400 pedidos mensais é de R$11,00 por pedido.
O menor preço identificado no mercado foi de R$4,00.
Lembre-se que é apenas uma média, o ideal é que o lojista faça orçamentos com as empresas de fulfillment que atendam suas necessidades.
Geralmente essas empresas cobram por mercadoria armazenada e embalagem, e dentro desse valor cobrado por mercadoria, pode estar incluso alguns serviços como:
Além disso, também existem outros custos que podem ser cobrados, como:
Inicialmente uma das maiores vantagens em terceirizar o fulfillment é a eficiência nas entregas, que automaticamente melhora a satisfação dos clientes.
Algumas empresas de fulfillment também realizam o atendimento de pós-venda, como os marketplaces, o que também ajudam na agilidade do atendimento.
Mas não são só essas vantagens não, ter o processo estruturado de fulfillment traz outras vantagens para o e-commerce, como:
Exclui a necessidade do e-commerce precisar comprar ou alugar um local para montar o estoque.
O estoque desorganizado ou a falta de um software de controle de estoque, poderá gerar diversos transtornos.
Esses transtornos podem estar relacionados a não identificação dos pedidos, demora na separação ou despacho, e até vender um produto que acabou do estoque.
Contudo, as empresas de fulfillment cuidam disso para você, é preciso apenas realizar os pedidos junto aos fornecedores.
O controle de estoque será realizado por softwares integrados com a empresa de fulfillment, ou um software que a mesma disponibilizará.
Como já citado, de fato terceirizar a operação de fulfillment reduz os custos logísticos, principalmente se o seu público alvo costuma ser em um Estado distante.
Além do fato de não precisar esquentar a cabeça em fechar contratos com transportadoras que atendam a necessidade e que tenham um bom custo.
Dessa forma, a redução de custos e prazos é efetiva.
Na questão da armazenagem, muitas vezes os e-commerce começam com o processo bem enxuto, onde seu estoque fica em uma pequena sala.
De repente acontece um aumento significativo nas vendas, e com isso surge a necessidade de escolher outro local mais adequado.
Além disso, muitas vezes também é preciso aumentar a equipe devido à demanda.
Contudo, o processo de adaptação e treinamento de uma nova equipe, necessitará de tempo e dinheiro, além do risco de gerar transtornos por não estar com uma equipe preparada.
Com isso, o lojista exclui também a necessidade de contratação e treinamento de novos funcionários, o fulfillment já possui uma equipe especializada para cuidar das demandas.
Outro ponto importante, é que com um armazém próprio o e-commerce terá outros custos, como a manutenção e segurança do local.
Neste artigo já falamos bastante sobre a questão do frete, mas é importante enfatizar o quanto ter um frete competitivo é vantajoso para o e-commerce.
Portanto, deve ser considerado que as empresas de fulfillment oferecem melhores opções de frete, e algumas até frete grátis.
Épocas sazonais como Natal e Black Friday são períodos de alta demanda.
Se para o e-commerce não for viável contratar uma empresa de fulfillment durante o ano, ele poderá optar por contratar apenas em períodos com alta demanda de pedidos.
Assim consegue evitar problemas relacionados com o aumento repentino dos pedidos..
Muitas vezes a equipe não está preparada para o aumento do fluxo de vendas, com isso, começam os envios errados, atraso nas postagens, entre outros problemas que podem acarretar feedback negativo da loja.
Por último e não menos importante, não podemos deixar de citar as empresas que prestam serviço de fulfillment aqui no Brasil.
Acima de tudo, antes de qualquer contratação dessa operação, é necessário conhecer bem a empresa, pois a mesma deverá atender as necessidades do e-commerce.
Com isso, a empresa de fulfillment deverá corresponder as expectativas do lojista.
Abaixo segue as principais empresas de fulfillment que operam no Brasil.
O Correios Log+ é focado nas pequenas empresas.
Esse é o serviço de fulfillment dos Correios, e a forma de pagamento para contratar essa operação é um valor fixo por item armazenado e pedido atendido.
O Correios possui seis armazéns localizados nos seguintes locais:
Então para contratar o Correios Log+ o e-commerce não precisa ter cota mínima de pedidos, e tem os seguintes benefícios:
O serviço de fulfillment do Mercado Livre é chamado de Envios Full, e essa modalidade é para lojistas que vendem em seu marketplace.
Utilizando o Envios Full o Mercado Livre se responsabiliza pelo atendimento de pós-venda.
Um dos benefícios em utilizar o Envios Full é que entregas com destino para São Paulo são efetuadas no dia seguinte após a confirmação do pagamento.
Entretanto, o Envios Full possui outro benefício bem bacana, onde deixa os anúncios do e-commerce com maior exposição no marketplace.
A operação de logística da Amazon gerencia o recebimento, a separação, o processo de embalar e o envio dos produtos dos e-commerce.
Na Amazon o lojista pode optar por manter os produtos em seu armazém ou utilizar o da Amazon.
A Amazon oferece também suporte no atendimento ao cliente, e os produtos se tornam elegíveis para o Amazon Prime, onde o frete se torna grátis, gerando assim uma maior vantagem competitiva.
O fulfillment da B2W funciona para os e-commerce dos marketplaces como: Shoptime, Submarino e Lojas Americanas.
Para contratar o fulfillment da B2W, é exigido um faturamento mínimo mensal de R$50.000.
Essa operação funciona para empresas com o CNPJ em Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
A B2W também oferece o serviço de atendimento ao cliente, embalagem gratuita e expedição no mesmo dia.
A Pier8 é uma startup brasileira e atende e-commerce que operam em marketplace ou tem a loja virtual.
Um dos pontos fortes da Pier8 são as entregas em até 6 horas para a Grande São Paulo e possui check-in automático das mercadorias.
Essa solução é voltada para empresas que atendem B2B e também B2C.
A DHL oferece envio doméstico e internacional, e além disso realiza o atendimento ao cliente.
A Direct atende e-commerce de todos os tamanhos.
Oferece impressão remota de notas fiscais e atende ocorrências de clientes (pedidos com problemas).
Bem como disponibiliza para que as mercadorias ficam armazenadas no armazém da Direct ou no centro de distribuição mais próximo.
Como vimos neste artigo, ao contratar a operação de fulfillment, após a venda o e-commerce direciona todo o processo logístico para a empresa terceirizada.
Esse processo vai desde realizar a separação do pedido, até embalar e enviar.
Assim, o e-commerce consegue focar os esforços em outras demandas, além de oferecer qualidade e agilidade na entrega, com um frete competitivo.
Afinal de contas, um bom serviço de entrega é fundamental para a fidelização do cliente.
Então se o seu e-commerce está tendo problemas com transportadoras, preço de frete ou até mesmo demora no despacho do pedido, contratar uma empresa de fulfillment poderá ser uma boa opção.
Por fim, se planeje bem, identifique onde há dificuldade na entrega, com alto preço de frete e muita demanda, defina bem o local ideal para o armazenamento e consulte as empresas de fulfillment que poderão te ajudar.
Jessica de Freitas 17/08/2022