Primeiramente, se você é lojista de e-commerce, obviamente utiliza um transportador para realizar as entregas de suas mercadorias aos seus consumidores, correto? Ou seja, é bem provável também, que os Correios seja o seu único ou seu não, o maior responsável por estas entregas.
Nesse sentido, caso isso seja uma realidade em sua empresa, este conteúdo irá lhe ajudar a entender um pouco mais sobre:
Boa leitura!
Os Correios indenizam os clientes por eventuais serviços não prestados, atraso na entrega, devolução/entrega indevidas ou, bem como, por inconformidades que comprometam a integridade do conteúdo do objeto, como avaria, espoliação, extravio, roubo etc.
Então, após o objeto ser postado, a responsabilidade da entrega é dos Correios e os prejuízos causados devem ser reparados.
De modo geral, os Correios reembolsam por todas as situações onde o serviço não foi efetivado, ou seja, não houve a entrega do pedido ou a entrega do pedido em perfeito estado.
Há ainda o pagamento de reembolso para atrasos, porém, sobretudo nessas situações é necessário verificar as condições do plano contratado junto aos Correios. Pois, o pagamento se dará a partir de uma determinada porcentagem acordada na contratação do plano (nível de serviço).
Por exemplo, se determinado contrato rege que, ocorrendo 95% das entregas no prazo, os 5% restantes não serão reembolsados. Esta regra é diferente.
Em primeiro lugar, quando constatado um problema, é necessário abrir um Pedido de Informação (PI) junto aos Correios, acessando a área “Fale Conosco”, através do site, ou via telefone no número 3003 – 0100.
Para a abertura do PI é necessário preencher um extenso formulário. Muitas pessoas até acreditam que toda essa burocracia seja uma forma que encontraram de tentar fazer com que desistam da cobrança da indenização.
Mas, se você for até o fim e concluir essa etapa, basta aguardar, pois, os Correios têm um prazo de 5 dias úteis para apontar se o seu pedido teve a solicitação de indenização aprovada ou negada.
Existem atualmente 3 (três) formas que os Correios utilizam para os pagamentos:
Os pagamentos em Contas e VPNe, geralmente ocorrem para pessoas físicas ou jurídicas que não possuem contrato com os Correios.
A partir da aprovação do reembolso, o prazo para recebimento da indenização pode levar até 90 dias. (Você pode solicitar a reabertura do PI se sua solicitação não for aprovada).
O valor reembolsado será o preço total do produto enviado, desde que possua o serviço de valor declarado dos Correios.
Sendo assim, contrate este serviço, pois caso não possua, isso implicará no valor do reembolso sendo somente o valor previsto do serviço contratado.
Já para os casos de atrasos, irá depender do nível SLA (service level agreement), que estiver fixo no contrato.
Os Correios afirmam:
“Em caso de atraso na entrega, devolução indevida, avaria e/ou falta de conteúdo, após confirmada à responsabilidade dos Correios, o cliente fará jus à restituição dos preços postais pagos, e conforme a ocorrência, ao valor do seguro automático gratuito.
Somente para os objetivos que tenham sido postados com seguro opcional/ valor declarado, além das parcelas citadas anteriormente, há a garantia de indenização na importância do bem extraviado ou avariado.”
Em primeiro lugar, sabemos que o dia a dia das lojas virtuais são atarefados, e que algumas tarefas são super burocráticas e demoradas.
Nestes casos se faz importante e recomendamos, a automação de alguns processos, e um deles é o monitoramento dos produtos enviados aos seus clientes.
Além de ter a oportunidade de se antecipar aos problemas, você também mostra ao seu cliente que se importa com este processo de entrega, aumentando a possibilidade de fidelização através de um bom atendimento. Além disso, contará com o preenchimento automático de centenas de PI´s que hoje você faz manualmente, o que acaba sendo mais custoso para a empresa.
Então, antes de investir horas e horas no portal do FALE CONOSCO dos Correios abrindo PI´s e procurando os objetos que necessitam da abertura de um PI, conte com a Find My Pack.
Dessa forma, você terá em mãos uma ferramenta potente para automatizar e otimizar o tempo da sua empresa resolvendo facilmente os problemas que precisam de abertura de Pedido de Informação (PI) de forma automática. Clique aqui e saiba mais como funciona a Find My Pack!
Essa é a primeira etapa de todas as automações na ferramenta, o monitoramento é o processo que acontece assim que o pedido é importado para o painel.
A cada alteração nos status uma função é ativada para o tratamento do pedido.
No caso dos Pedidos de Informação (PI), assim, que o sistema receber a notificação de alteração de status e o status recebido, seja passível de uma abertura de PI, a ferramenta já iniciará a solicitação automaticamente.
Esse processo é automático e você pode acompanhá-lo.
E como resultado toda troca de mensagens entre a Find My Pack e o Correios ficam salvas no painel.
Com isso, você não precisará mais registrar nenhum PI manualmente, pois o software é altamente inteligente, e realiza de forma automática todo esse serviço burocrático para a sua empresa. Você só acompanha e recebe as indenizações, não precisa fazer nada mesmo! Excelente, não é?!