Você já ouviu falar no termo webhook? Sabe para o que ele serve e como pode auxiliar no dia a dia de seu e-commerce?
Se a resposta for “não” pode ficar tranquilo, pois hoje esclareceremos todas as suas dúvidas sobre esse recurso.
O termo foi criado a partir da palavra “hook” que em inglês que significa gancho.
Esse recurso parece ser um “bicho de 7 cabeças”, não? E bom, por um lado é isso mesmo, mas calma, não de uma forma assustadora, o webhook é uma tecnologia que utiliza de sinais, gatilhos e reações para automatizar processos cotidianos e manter informações atualizadas em tempo real!
Alguns sinônimos dessa ferramenta são HTTP e impulso API, que de forma mais simples envia informações em tempo real para outras aplicações.
Basicamente o webhook funciona conectando vários sistemas em simultâneo, realizando o envio de notificações para qualquer URL configurada, e assim as plataformas podem utilizar das mesmas informações em tempo real. Em outras palavras, ele reproduz automações pré-definidas entre os sistemas.
Nesse sentido, se você utilizar várias plataformas e precisar automatizar algumas ações e/ou ter dados sincronizados em tempo real, este recurso é ideal para lhe ajudar com isso.
Então detalharemos um pouco mais, por exemplo: uma ação X na plataforma 1 realizando uma atividade Y na plataforma 2 de forma automática. Ou seja, o webhook determina quais são os gatilhos que serão revertidos em uma ação.
Acredito que para explicar de forma mais clara, nada melhor do que dar um exemplo do que já realizamos e temos em mãos, certo?
Então vamos lá, em nossa plataforma utilizamos do webhook para conectar via URL com alguns dos ERPs e plataformas de e-commerce. Com ela informamos os sistemas de que o objeto foi entregue e assim alterando também para entregue nessa plataforma. Assim, você lojista pode utilizar o tempo que precisaria gastar atualizando manualmente para poder tratar de outras coisas que necessitem, por exemplo, de alguma tomada de decisão.
Detalhando um pouco mais o processo: se algum objeto for alterado para “entregue” em nossa plataforma a URL configurada com webhook irá comunicar ao ERP ou plataforma de e-commerce alterando o status para “entregue” e, além disso, permite também engatilhar uma ação para outra tarefa como: sempre que for alterado para Y o sistema deve enviar um e-mail de agradecimento, por exemplo.
Além disso, também possuímos integração com alguns sistemas de envio de WhatsApp automático. Com essas plataformas o webhook é utilizado para avisá-los de que o objeto mudou de status no fluxo postal e assim eles precisam enviar uma mensagem no WhatsApp do cliente para ele ficar sempre bem atualizado do andamento de seu pedido.
Mas não para por aí, como o webhook possui uma abrangência de funcionalidades nada impede de que o programador de sua empresa conecte-se a nossa documentação API e crie um Webhook para avisar ou realizar ações em outros sistemas.
A possibilidade de conexões de webhook é “infinita” basta possuir um programador e criar as ideias de ligação entre os sistemas, montando fluxos eficientes e seguros, e, além disso, focando em um bom armazenamento de dados.
Em um mundo onde a agilidade e otimização do tempo são diversas vezes cobiçada, artifícios como o webhook que facilitam o dia a dia das pessoas para poderem focar mais em situações de tomada de decisão, análise para melhorias da empresa etc, acabam se tornando crucias.
Esperamos ter ajudado a esclarecer melhor o que é esse recurso tão importante para a tecnologia atual.
E caso você esteja buscando ainda mais eficiência para o seu CRM clique aqui e conheça mais sobre a Find My Pack.
Emili Ignacio 06/07/2022