Quais são as possíveis situações para o abandono de carrinho de compras de seu e-commerce?
Essa dúvida faz qualquer lojista ficar de cabelo em pé, não é mesmo?
Você deve se perguntar diariamente, “mas por que isso ocorre?”, “tenho produtos com ótimos preços, por que estão desistindo na metade?”
Então preste muita atenção nos tópicos a seguir e aumente as vendas de seu e-commerce.
O que isso significa?
Bom, antes de tudo, ao realizar uma compra online a maioria dos consumidores acessa as redes sociais e site da loja para conferir os tópicos a seguir: destaques de clientes satisfeitos, fotos onde a loja foi marcada, comentários e avaliações do site e fotos, Reclame Aqui, Google, etc.
Nesse sentido, é imprescindível que você possua essas informações, busque incentivar seu cliente a comentar em suas publicações e postar foto do produto adquirido.
Além disso, lembre-se, para trazer confiança ao seu e-commerce, diminuir o abandono de carrinho de compras e fazer seu cliente acreditar na autenticidade de sua loja, siga algumas dicas como:
Apareça sempre no story em vídeos, reels, poste uma foto com o seu produto, e assim por diante!
E em seguida você notará que isso traz um conforto ao consumidor e qualquer tipo de desconfiança ou dúvida poderá sumir.
Você já se deparou com situações em que acessa a loja e as fotos demoram muito tempo para carregar, o campo de pesquisas é confuso e você não consegue encontrar exatamente o que deseja?
Isso acaba te chateando e você pensa seriamente sobre mudar de loja, não é?
Nesse sentido devo lembrar que com o seu cliente é exatamente igual! Vivemos em um mundo imediatista, tudo é muito rápido e prático, logo, a praticidade de um site pode “ganhar” facilmente de um preço baixo, caso problemas técnicos ocorram no momento da compra.
Então pense nisso ao escolher qual plataforma utilizará, para que seu cliente consiga realizar a compra sem problemas!
Faça uma boa especificação do seu produto, descreva o seu tamanho, do que é feito, as cores disponíveis, para que serve, etc.
Digo isso, pois apenas postar a foto do produto sem esse tipo de informação, fará com que seu cliente fique com medo de não ser exatamente o que ele deseja e acabe nem colocando o produto no carrinho.
Então não economize esforços em anunciar o seu produto com todas essas informações!
Nada é pior que você realizar uma lista enorme no carrinho de compras, surgir uma dúvida sobre o produto e o SAC demorar uma semana para te responder!
Quando isso ocorre, até responderem, você já desistiu e comprou em outra loja.
Desse modo se atente em responder o mais rápido possível, principalmente se você possui canais de atendimento em redes como WhatsApp, Instagram, e Facebook, isso é um grande diferencial para não ocorrerem desistências de compra!
Publicações indicando um “FRETE GRÁTIS” enorme em seu site ou rede social não podem ser enganosas, essa afirmação deve ser verdadeira e bem descrita para que depois não ocorra susto!
Caso tenha alguma regra para que isso aconteça, escreva antes da palavra frete grátis, por exemplo:
— Acima de R$100,00 reais em compras ganhe frete grátis em seu pedido.
Nunca deixe seu cliente descobrir que possui alguma regra só depois que ele já começou a fazer sua lista de compras, isso poderá fazer com que ele abandone o seu carrinho.
Quando você disponibiliza apenas uma opção de entrega, por exemplo, PAC e SEDEX, o valor do frete fica meio “engessado” a sempre ser o mesmo.
Hoje em dia existem diversas transportadoras boas em algum tipo específico de entrega, por exemplo: peso, cuidado maior que a carga necessita, e assim por diante.
Dessa forma, diversificando as transportadoras, você pode tornar as entregas mais rápidas em seu nicho, realizar promoções conforme a quantidade de envio, entre outros benefícios.
Atualmente, com tantas soluções existentes como PicPay, PayPal e, etc, disponibilizar apenas o boleto bancário para pagamento já não é mais uma opção.
Voltando ao que conversamos anteriormente sobre praticidade e rapidez, esta situação também acaba sendo incluída!
Analise essas possibilidades de pagamento, além de cartão de crédito e óbvio que o PIX também!
Maiores opções de pagamento auxiliarão na tomada de decisão de seu cliente! Pois, com isso ele poderá decidir realmente a maneira de pagamento que melhor o atende, e com isso não realizará o abandono do carrinho nos últimos instantes da compra!
Por fim, com todas essas situações citadas no artigo, você poderá analisar melhor as atitudes que tomaram em sua loja até então!
Caso seu e-commerce realize algumas das situações citadas neste artigo, substitua certas práticas de conduta utilizadas e busque sempre melhorá-las.
Com esses novos comportamentos seu cliente ficará despreocupado, seguro e satisfeito realizando compras em sua loja! Essas atitudes demonstram a certeza de que é um e-commerce de confiança!
Tem mais alguma situação que faz você desistir de seu carrinho de compras? Conte para a gente aqui nos comentários!
Emili Ignacio 13/04/2022