Comprar e receber parte do dinheiro de volta é algo que todo cliente e consumidor gosta de ouvir. O sistema de recompensas chamado cashback vem se popularizando cada vez mais no mercado brasileiro, e principalmente nos e-commerce.
Nesse sentido, se colocando no lugar do cliente já sabemos que o cashback é muito vantajoso, e no e-commerce, como o “dinheiro de volta” pode impactar positivamente o seu negócio?
Neste artigo trataremos sobre o que é o cashback, e quais as vantagens para seu e-commerce utilizar este programa de recompensa.
Primeiramente, cashback é uma expressão em inglês que significa “dinheiro de volta”.
Funcionando da seguinte forma: ao comprar um produto em uma loja que possui o programa de cashback, o cliente recebe de volta parte do valor de sua compra.
Essa parte do valor também pode ser resgatada e transferida para uma conta-corrente, ou seja, o cliente literalmente recebe seu dinheiro de volta.
Ocasionalmente a porcentagem do recebimento pode variar e quem vai definir tal porcentagem é o e-commerce.
Aqui no Brasil essa forma de recompensa ganhou força na pandemia, onde os clientes e consumidores sentiram a necessidade de economizar, pois até então, economicamente falando, o futuro era incerto.
Desse modo, essa estratégia foi usada principalmente pelo e-commerce, para tentar fazer com que as vendas online continuassem crescendo no mesmo ritmo que cresceu no primeiro ano da pandemia.
Com isso, o cashback se tornou uma forte estratégia de fidelização dos clientes.
E não pense que o cashback é tão novinho assim, aqui no Brasil ele chegou em 2007 e ganhou força em 2020.
Além disso, ele foi criado em 1998 pela empresa norte-americana Ebate, se tornando muito popular no Reino Unido e nos EUA.
Não posso começar falar das vantagens do cashback sem falar da fidelização dos clientes.
Primordialmente, uma das principais preocupações dos empresários é como fidelizar os clientes, e o ponto principal é que fidelizar é muito mais barato que conquistar novos clientes.
Então uma das grandes estratégias atuais de fidelização é o cashback, assim como já foi citado anteriormente.
Constantemente diversos lugares chamam o cashback de “a mágica que faz o cliente voltar” e que de mágica não tem nada, não é?
Lembra dos cartões de fidelidade que em cada compra recebia um carimbo e depois de X carimbos ganhava um brinde ou desconto?
Com certeza muitas pessoas ficavam ansiosas e continuavam comprando para completar o cartão, e ganhar o tal um brinde ou desconto.
Pois então, o que cashback é praticamente esse cartãozinho, mas de uma forma moderna, digital e ágil.
Os clientes sabendo que tem dinheiro ou crédito em carteira disponível para uma próxima compra, tendem a voltar e comprar novamente.
Outro ponto é que quanto mais o cliente gastar, mais ele vai receber a parte do dinheiro de volta.
Sabendo disso, aumenta a possibilidade de ele voltar a comprar novamente, além de também aumentar a chance de fidelizar o seu cliente.
Não podemos esquecer que com novas vendas ticket médio aumenta, o que nesse sentido se torna mais uma vantagem.
Além das duas vantagens já citadas, com programa de cashback o seu e-commerce também pode obter as seguintes vantagens:
Aqui segue a mesma linha de raciocínio da fidelização, o cliente possuindo um crédito para realizar novas compras e estando satisfeito com o atendimento, provavelmente ele comprará novamente.
As pessoas estão procurando mais empresas com programa de cashback, então a empresa que faz parte desse programa será o alvo das pesquisas dessas pessoas, trazendo maior vantagem competitiva para o e-commerce.
Eventualmente já aconteceu de um cliente tentar realizar uma compra com cupom que não está mais disponível ou não digitou o cupom corretamente e perdeu desconto?
Isso pode gerar uma enorme frustração para o cliente e para o time de SAC, pois, uma reclamação poderá se tornar um grande transtorno.
As pessoas não querem mais ficar presas a cupom de desconto, elas querem a possibilidade de ter o dinheiro de volta.
Do mesmo modo que desejam escolher se com esse dinheiro elas vão voltar a comprar na sua loja, ou não.
E também, com o cashback o e-commerce não precisa mais ficar preocupado em gerar e controlar cupons de desconto.
Para poder usar o benefício do cashback, o usuário precisa se cadastrar em uma plataforma de programa de recompensa.
No cadastro, a plataforma solicita alguns dados do cliente, e ao se tornar parceiro dessas empresas o seu e-commerce poderá obter esses dados.
Com isso, o e-commerce terá acesso aos dados demográficos, de comportamento de consumo e poderá criar ações promocionais de acordo com cada perfil.
Com a popularidade do cashback no Brasil, surgiram diversas plataformas que oferecem programas de recompensa.
Antes de mais nada, para conseguir escolher qual a empresa de cashback que seu e-commerce se tornará parceiro, é importante pesquisar qual parceiro se encaixa melhor no perfil de sua empresa.
A pesquisa é necessária para entender se o parceiro conseguirá suprir a expectativa de sua loja virtual quanto ao programa de recompensa, e se está de acordo com o perfil dos clientes.
Então, segue abaixo algumas plataformas:
Foi o primeiro aplicativo de cashback que ganhou força aqui no Brasil e para utilizá-lo é necessário baixar o aplicativo que está disponível no Android em iOS.
No AME os usuários não conseguem transferir o saldo para a conta-corrente, mas pode ser utilizado nas lojas parceiras, como: Shoptime Submarino e Americanas.
O aplicativo também deixa realizar pagamento de contas com cashback e transferir saldo entre usuários.
É considerada a maior empresa de cashback no Brasil.
A Méliuz pode ser usada nas lojas online e físicas, sendo necessário fornecer o número de telefone nas lojas físicas.
O interessante da Méliuz é que ela possui um programa de indicações, onde, o usuário recebe o crédito de R$ 5,00 para cada compra realizada por pessoas que ele indicou.
Um ponto importante, é que para conseguir resgatar o cashback, é necessário atingir o valor mínimo de R$ 20,00.
Com esse aplicativo o usuário consegue fazer diversas coisas, como: pagar boletos, realizar transferências bancárias, comprar créditos para celular, etc.
No PicPay o cashback poderá ser recebido entre pessoas físicas, então o usuário recebe conforme as ações realizadas pelo aplicativo.
O sistema Mooba foi desenvolvido em parceria com grupo Reclame Aqui.
Ele é um plugin que alerta o usuário quando há uma oportunidade de cashback.
Ao se cadastrar o dinheiro retorna para a conta do usuário, e o diferencial do Mooba é que ele é aceito em alguns aplicativos de viagem.
Os usuários do Mooba recebem um cartão de crédito e também conseguem realizar saques em dinheiro.
Para implementar esse programa de recompensa, é necessário fechar parceria alguma empresa que possibilita o pagamento de cashback, como as que listei nos tópicos anteriores.
Vale lembrar que os valores que retornam para o cliente, não são necessariamente destinados para novas compras no mesmo e-commerce.
A utilização do cashback fica a critério do comprador, onde, ele poderá utilizar o dinheiro nos locais disponibilizados pela empresa de cashback.
O cliente poderá receber o cashback de três formas:
Não há um valor obrigatório ou fixo para voltar ao cliente.
Ou seja, e-commerce tem a liberdade de escolher a forma e o valor mais adequado ao seu perfil, de acordo as estratégias de marketing, por exemplo:
Agora que você já sabe quando surgiu o cashback, quando ele chegou ao Brasil e as vantagens para o seu e-commerce, é interessante que saiba sobre os dados do cashback.
Enfim, podemos concluir que o cashback está se tornando uma forte estratégia de fidelização, onde, os e-commerce que desejam obter maior vantagem competitiva devem estudar a possibilidade de aderir esse programa de recompensa.
Desse modo, podemos notar que os dados do cashback no Brasil são bem significativos e mostram que essa modalidade já ganhou um grande espaço no mercado.
Por ser uma forma de recompensa que o cliente recebe parte do dinheiro de volta, isso chama atenção dos compradores, e com isso o e-commerce tem a chance de usufruir das vantagens trazidas pela oportunidade de ganhar dinheiro de volta.