O E-commerce é o comércio eletrônico, onde está estruturado um sistema de compra e venda de produtos e serviços, que se vale da internet como principal meio de transação entre empresa e cliente.
De antemão, sabemos que existe uma infinidade de tipos de mercados para se realizar vendas na internet e nesse sentido você pode escolher o segmento que melhor se encaixa em seu perfil empreendedor.
Além disso, a internet tornou-se um âmbito muito rentável, devido à velocidade de informações e dados.
E sobretudo, com ela podemos alcançar um grande número de pessoas com apenas alguns cliques.
Logo, é o ambiente perfeito para se abrir uma loja virtual!
Se ter um e-commerce é o seu grande objetivo, antes você deve responder algumas perguntas:
O que você pretende comercializar?
Sua empresa possui espaço para armazenamento dos seus produtos?
É possível obter esse espaço a um custo razoável? Por onde devo começar?
Como criar uma loja online e passar a vender meus produtos?
Como será minha relação com o público-alvo?
De que forma devo encaminhar os produtos ao meu cliente? Entre outros.
Desse modo, se você ainda não sabe a resposta para estas questões, iremos lhe apresentar um passo a passo para montar seu e-commerce agora mesmo. Aproveite!
Em primeiro lugar, a escolha do seu domínio da web fará grande diferença em sua loja online, esse nome que causará o primeiro impacto e até mesmo fará alcançar o público-alvo de forma efetiva e como consequência realizando boas vendas.
Escolha um nome que seja fácil de recordar e de escrita fácil, precisa ser o mais curto possível e auto descritivo para ficar na mente do cliente, uma forma bem chiclete!
Esse é praticamente o único investimento que você terá que fazer para criar o seu e-commerce.
Nesse sentido, dê alta prioridade a essa etapa e procure uma empresa que possa hospedar o seu e-commerce de modo seguro, e possuindo acima de tudo qualidade e garantia.
Além disso, a velocidade do seu e-commerce será a chave, tanto para os usuários como para o posicionamento nos buscadores.
Lembre-se que uma página lenta fará com que os seus usuários se cansem de esperar e abandonem o site.
Por exemplo, o Google sempre penaliza páginas que demoram mais de “2” segundos para carregar, ou seja, irá rebaixá-la nos resultados de busca.
Vale lembrar também que é preciso contratar uma empresa hosting que garanta espaço suficiente para a sua loja online e proporcione uma boa velocidade de conexão.
Contratando um bom serviço, você evitará as quedas do servidor e poderá ter um e-commerce disponível 24h por dia ao longo de todo o ano.
Muitos varejistas oferecem seus catálogos de serviços no e-commerce em formatos que podem ser carregados automaticamente em sua loja, para que todos os produtos possam ser exibidos de forma rápida e eficiente.
Não é uma má ideia para começar, mas é essencial personalizar todos os textos da loja.
A longo prazo, os produtos posicionados corretamente serão aqueles que você modificou e os usuários apreciarão não encontrar o mesmo texto de outras lojas.
Nesse sentido, recomendamos que expanda as informações com detalhes do produto, fotos, métodos de uso, etc.
Seja criativo nessa etapa!
É imprescindível oferecer o máximo de formas de pagamento possíveis no seu e-commerce.
Fique ciente de que ainda existem pessoas que não se sentem seguras em comprar através da internet, e só compram quando o e-commerce oferece o método de reembolso, por exemplo. Outros preferem utilizar o cartão de crédito, boleto bancário, etc.
Esteja preparado para todas essas demandas!
É preciso criar um estoque dos seus produtos, escolhendo um espaço que suporte grandes quantidades (e isso dependerá do tamanho do seu e-commerce e das suas projeções de venda na web).
Portanto, essa é uma das partes fundamentais, pois se um cliente realizar um pedido e você não tiver mais o produto para ofertar, este pode acabar procurando outra empresa e se fidelizando a ela.
Além disso, o controle do estoque supõe o uso de uma série de medidas que vão servir para saber quais produtos tem em seu estoque, quantidades, em que estado se encontram, quanto tempo estão ali, etc.
O controle de estoque presume conhecer vários aspectos:
Conhecer esses itens lhe ajudará a ter equilíbrio entre o que o seu e-commerce vende e o que ele compra.
Desse modo, quando você tem seu e-commerce devidamente instalado e os clientes começam a surgir para comprar seus produtos, é preciso pensar na gestão dos pedidos.
A gestão dos pedidos faz parte da logística do e-commerce e é uma das peças fundamentais que definem o êxito e o fracasso de um negócio online.
O cliente ficará somente satisfeito se tiver uma boa experiência de compra e se o produto que receber estiver à altura de suas expectativas.
Afinal, devemos lembrar que a gestão de pedidos envolve todo processo de compra, desde o momento que o cliente escolhe e efetua o pagamento do produto, o envio para transportadora, até a entrega ao cliente/destinatário final.
Acima de tudo, cuide do seu cliente, trate-o com prioridade. Um cliente fidelizado vale mais que um novo.
Por fim, você pode contar com as automações da Find My Pack para ter uma gestão saudável e inteligente dos seus pedidos. São mais de 10 automações que facilitam a vida do seu SAC e geram conforto ao seu cliente, a chance de fidelizá-lo vai de 0 a 100. Conheça você também!