Graças a internet, possuímos grande facilidade em comercializar e comprar produtos, realizando compras internacionais e em território nacional.
O comércio eletrônico no Brasil fatura milhões todos os anos. Logo, isso demonstra que o brasileiro está mais seguro e acostumado a realizar suas compras virtualmente.
Além disso, vemos muitas pessoas apostando até mesmo em compras internacionais.
Se você ainda tem medo de realizar esse tipo de compra, saiba que esse processo logístico não é tão diferente do que você já está acostumando e demanda apenas um pouco mais de atenção.
Nesse sentido, trataremos de algumas questões, que são os motivos de interrogações no comércio eletrônico de e-commerces internacionais. Boa Leitura!
O processo de compras internacionais, segue o mesmo padrão dos nacionais, o cliente realiza a compra de um produto no site internacional de interesse.
Após isso, você deve realizar o pagamento do produto e aguardar até que o fornecedor confirme o recebimento do valor.
Em seguida, o produto será preparado para envio ao Brasil, tento o prazo em torno 30 a 60 dias para chegada ao país.
Esse tempo pode variar dependendo do produto e do fornecedor.
Logo após a chegada do produto ao nosso país, ele será encaminhado as Unidades de tratamento internacional em São Paulo, Rio de Janeiro ou Paraná.
Por fim, quando o produto for liberado, ele iniciará o processo logístico dos Correios para envio ao destinatário final.
Sempre que realizamos uma compra internacional, o site em que adquirirmos o produto nos envia uma previsão de recebimento.
Esse prazo pode girar em torno de 20 a 90 dias.
Ele é maior que prazos de entregas no Brasil, em função da receita brasileira, o órgão encarregado de fiscalizar as compras internacionais, as averiguações assim que chegam ao Brasil.
Lembre-se, os produtos passarão pela receita federal, porém eles podem não receber nenhum imposto, ou então receber taxas que podem chegar a 60% do preço do produto.
Desse modo, só é liberado quando realizamos o pagamento desta taxa.
No que diz respeito ao monitoramento dessas informações, sempre que você finalizar sua compra e a mesma for confirmada pelo fornecedor, você receberá um código de rastreio.
O qual utilizará sempre que quiser obter uma atualização sobre o envio do seu produto.
No caso de compras feitas em sites como China Post, EMS, USPS, entre outros, monitore no site enquanto estiver fora do país.
E a partir do momento que chegar ao Brasil, monitorar diretamente no site dos Correios.
O que fazer caso o meu pedido internacional já esteja a mais de 15 dias no país e sem nenhuma atualização de dados de rastreamento?
Realize a abertura de um Pedido de Informação (PI) através do site dos Correios.
Fique de olho nos produtos que comprar, e diante de qualquer atraso, abrir um PI, levando em consideração possíveis casos de extravio e furto.
Se você deseja desbravar o universo de vendas para fora do país, saiba que o processo pode ser mais fácil do que você imagina.
Todos os anos, países como os Estados Unidos, China, Reino Unido, Alemanha, entre outros, já descobriram os e-commerces brasileiros e acabam movimentando bilhões por ano, apenas em compras feitas digitalmente.
No entanto, para que o seu e-commerce comece a exportar produtos para fora do Brasil, é preciso que a sua empresa esteja legalmente constituída e com registro nos órgãos competentes.
Tenha uma gestão profissional e eficiente, sendo devidamente preparada a qualquer eventualidade, no processo de vendas para o exterior.
É preciso que você e seu e-commerce façam também uma análise de qual é a finalidade de exportar produtos para fora do país e se essa estratégia realmente compensará para a sua empresa.
Por que estamos dizendo isso?
Apenas para salientar que, dependendo do segmento que você trabalhe, alguns produtos podem sofrer maiores tributações do que outros ao adentrarem em determinados países.
Além disso, tome cuidado com o nicho que atua, analise com precaução como esta a concorrência do mercado para analisar se isso será rentável ao seu negócio.
Destaco também que é possível contar com os Correios neste caso, considerando que ele possui um sistema destinado a empresas e pessoas físicas que precisam enviar objetos ao exterior.
Por fim, lembre-se que todo envio para fora do Brasil é uma exportação, sendo assim, obedeça às normas internacionais para evitar problemas.