Antes de tudo, a conquista de um cliente em uma conversão de compra é bem burocrática. Nesse sentido, evitar erros e falhas da empresa é crucial.
Então falaremos a seguir sobre os principais erros dos E-commerces e como se prevenir a eles.
O mercado eletrônico está em crescente ascensão e segundo dados, em 2020 esse modelo de negócio cresceu em quase 75%.
Isso se deu devido à pandemia, como resultado do isolamento e fechamento de negócios físicos, e, além disso, surgindo a necessidade de adaptar-se ao comércio online, tanto realizando compras, quanto vendendo.
A partir disso, pequenos e grandes empreendedores focaram seus esforços nos meios de vendas online, e adquiriram habilidades para realizar vendas efetivas no âmbito virtual.
No entanto, como tudo na vida, aparecem alguns percalços no meio do caminho, e as pessoas que administram e-commerce também podem cometer erros.
Principais erros em um e-commerce, que devem ser evitados:
O uso de e-mail marketing é um recurso bastante efetivo para as empresas, inclusive garantindo excelentes retornos financeiros.
É uma maneira de gerar alcance, e em algumas ocasiões, pode ser mais efetivo do que as redes sociais, pois permite melhor identificação de consumidores em potencial.
Um dos erros no e-commerce que são considerados mais frequentes é não aplicar marketing de conteúdos eficientes.
Os conteúdos postados precisam gerar valor ao cliente. As publicações sem sentido e descontextualizadas com o mercado podem acabar afugentando o público alvo e prejudicando o engajamento entre cliente e marca.
A prova social é um elemento importante no Marketing e Vendas.
O cliente precisa saber a opinião de outras pessoas que consumiram seu produto, se o aprovaram, se vale a pena, etc.
Revisar as opiniões de outros usuários é um dos procedimentos mais recorrentes que os clientes que consomem via internet se aportam antes de efetivar uma compra.
Logo, um e-commerce não pode deixar esse ponto de lado!
Hoje em dia, com o advento da internet, o que não faltam são e-commerce nos mais variados nichos de mercado, e para destacar-se em meio à multidão é preciso ter algum diferencial.
Sendo assim, invista em inovação e mostre ao seu cliente o quanto a sua empresa se preocupa com ele, ofereça muito mais que um produto, oferte uma experiência.
Acompanhe os avanços tecnológicos que estão saindo todos os dias no meio do mercado online.
Os desejos e gostos dos clientes sempre mudam com as novidades, então não perca clientes por ficar para trás.
Não esqueça que, assim como expressado no item anterior, a concorrência é expressiva e precisamos acompanhar o nosso público, se o quisermos sempre fiel ao nosso negócio.
Outro problema que pode surgir no seu e-commerce é com relação à lentidão do site, ou seja, problemas com o Hosting do seu e-commerce.
Nessas circunstâncias é preciso verificar a problemática rapidamente para não perder o cliente. Uma vez que esse pode acabar desistindo de efetivar uma compra, logo que sentir dificuldade para navegar em sua loja online.
Insira um Hosting de qualidade dentro do seu e-commerce!
O abandono de carrinhos por conta do alto custo de envio do produto, é um problema a ser analisado para evitar prejuízos maiores e perda total da clientela.
Estudos apontam que cerca de 55% dos clientes abandonam um carrinho de compras ao ter contato com os custos para envio.
Logo, o cliente não tem que aceitar isso, e sim, o e-commerce que precisa pensar em estratégias que reduzam os valores de envio e que agradem o consumidor, assim, garantindo vendas a empresa.
É necessário recolher dados reais de comportamento de seus clientes e tomar decisões com base neles.
Desse modo, irá melhorar tudo que seja possível e poderá garantir mais visitantes e conversões.
Muitos e-commerces possuem um processo de compra completo, com muitos passos e com solicitação de dados, que em alguns casos nem seriam necessários, e que o cliente não gostaria de preencher.
Para solucionar esse problema crie uma única página, onde o cliente poderá finalizar a sua compra, de forma prática, rápida e segura.