Problemas na entrega das encomendas podem ocorrer no seu negócio, e antes de mais nada é importante saber como abrir uma reclamação nos Correios.
É interessante também entender que o extravio ou danificação de produto não é tão comum de acontecer.
Porém, saber lidar com esse problema ajuda a evitar prejuízo e perda de clientes. Veja só, a cada 200 pedidos, por exemplo, 1 pode ter problema com a entrega.
Nesse sentido, abrir uma reclamação nos Correios é necessário. Todavia, o mais importante quando isso acontecer é solucionar o problema do cliente.
Antes de tudo sabemos que isso pode ser frustrante, mas lembre-se sempre de dar prioridade ao problema na entrega do cliente e em como soluciona-lo.
A sensação quando ouvimos que um produto foi extraviado é ruim, afinal de contas o produto foi pago e agora se tornará um grande problema abrir uma reclamação nos correios e recuperar a mercadoria.
Muitas pessoas, por não saber como proceder, esperam a resolução dos Correios e não interferem.
Essa falta de atitude não é recomendada, pois da mesma forma que você se sente lesado, dá para imaginar a sensação do seu cliente?
Então recomenda-se que você busque formas de como abrir reclamações nos correios.
E, além disso, indique ao cliente as soluções para o ocorrido. Você terá que tranquilizar a situação para resolver o mais rápido possível.
Você poderá usar de 3 maneiras mais efetivas para resolver o problema do consumidor em caso de extravio, por exemplo:
-Primeiro enviando instantaneamente outro produto para o consumidor.
-Devolvendo o dinheiro.
-Ou oferecendo um novo produto no lugar.
É importante que tenha protocolos para casos assim.
Como abrir uma reclamação nos Correios é uma situação ruim, sempre crie maneiras de solucionar os problemas sem depender deles.
É interessante deixar o cliente a par de todo o processo. Em outras palavras, informe com clareza que a solução já está sendo executada.
Para evitar problemas na entrega procure embalar bem o seu produto.
Embalagens mais frágeis sofrem muito no trânsito até o consumidor final, ou seja, tenha atenção também para onde será enviado o pacote.
Cidades com o índice de roubo de carga alto podem ser mais perigosas.
Nesse sentido, crie um plano para enviar um produto novo se acontecer algo do tipo, como, por exemplo, extravios internos.
Além disso, evite embalagens muito chamativas e sempre tenha um plano B para evitar prejuízos.
Os Correios são obrigados a indenizar em casos de:
Como abrir uma reclamação nos Correios.
Agora que você já tem o problema do cliente controlado, chegou o momento de solucionar o seu problema com os Correios.
Para isso é necessário, antes de tudo, saber a situação do seu pacote. Primeiramente para abrir uma reclamação nos Correios é necessário ir ao site procurar a área de ouvidoria.
É importante que tenha registrado todo processo de reclamação na ouvidoria. E que guarde a conversa com os clientes também. Acredite, isso pode evitar muitas dores de cabeça futuras. Principalmente juridicamente.
É bom entender que para diferentes casos, há diferentes soluções e tipos de reembolsos.
Para extravios, roubos e entregas indevidas, o reembolso equivale ao valor pago pela entrega, somado aos serviços e produtos adicionais adquiridos.
Mas lembre-se que o valor total do produto só será reembolsado quando contratado o serviço de Valor Declarado.
Caso não tenha sido contratado, o reembolso será no valor da indenização automática prevista para o serviço contratado.
Uma dica muito importante que pode prevenir mais problemas, é fazer um boletim de ocorrência por furto.
E nesse sentido, dependendo de quanto for o preço do produto no pacote, essa documentação será necessária em caso de processo judicial, por isso é relevante para você ter um.
É importante destacar que você não poderá abrir uma receber indenização dos Correios em casos de:
Nesses casos os Correios não são obrigados a indenizar.
É muito importante para lojas virtuais, otimizar e melhorar o processo e controle de envio de produtos.
Existem empresas que são peritas e podem ajudar a evitar problemas. Elas ajudam também na resolução dos problemas, tanto dos clientes quanto no problema da loja e-commerce.
Tudo isso por registrarem todos os processos de envio e contatos feitos na compra até chegar às mãos do consumidor.
Além de entrar automaticamente com as reclamações nos Correios. Sem risco de perder o cliente por não conseguir resolver problemas na entrega de seus produtos.
Evitar danificar o produto no processo tendo uma embalagem simples e resistente, mas na dúvida é sempre bom saber como abrir uma reclamação nos correios.