Desde já, saiba que a logística reversa(LR) no e-commerce pode ser um diferencial, ou seja, entender esse conceito coloca sua marca num patamar superior aos concorrentes.
Além disso, pode criar uma fidelização maior, onde as pessoas se sentem mais seguras para comprar em seu e-commerce.
A logística reversa é a garantia de que o consumidor conseguirá devolver ou trocar o produto se necessário.
Nesse sentido, existem diversas pesquisas informando que o cliente tendo a possibilidade de realizar a devolução ou troca, aumenta a chance de recompra.
A logística reversa é o trâmite de troca ou devolução dos itens comprados em sua loja virtual.
Do mesmo modo que vale lembrar que quanto mais eficiente for esse processo, menos dor de cabeça você terá com o seu negócio.
Também é importante entender que o custo da devolução feita pelos Correios ou outra transportadora para produtos com defeitos é de responsabilidade da loja virtual. Isso é uma questão amplamente discutida.
Porém, é uma das regras que você tem que aceitar para ter o seu negócio online.
Primeiramente a realização da emissão da LR deve ser eficiente, do mesmo modo diminuindo as chances de reclamações. E além disso, de trocas ou até mesmo o reembolso, mesmo essas situações não sendo frequentes.
Agora que você já conhece o essencial, o próximo passo é criar uma política de logística reversa. Em outras palavras, é preciso criar uma boa página com informações dos processos de troca, devolução ou reparo do produto.
Tenha sempre o cuidado em possuir uma foto de qualidade, especificar cores, tamanhos e, além disso, as características do produto. Assim isso ajudará a evitar a frustração do cliente e futuras reclamações com a sua loja.
Para melhorar o processo de logística reversa é importante ter em mente o que fazer com os produtos devolvidos. Se for uma situação de devolução por defeito, você não poderá vendê-lo e as opções mais comuns são:
É essencial ter um bom controle de estoque para evitar maiores prejuízos e para isso é necessário ter um espaço reservado para os produtos devolvidos.
Dessa forma não é segredo que a internet faz tudo ser mais rápido.
Utilizar ferramentas que otimizam o processo é essencial. Procure estar atento a tudo que possa acelerar o processo de troca.
Existem algumas empresas no mercado que podem facilitar toda essa gestão.
Por último lhes apresento a Find My Pack, que de antemão monitora todos os pedidos, e do mesmo modo realiza o acompanhamento dos prazos de envio.
Além disso, oferece também uma solução rápida e intuitiva para suas trocas, e acima de tudo o lojista consegue emitir o voucher de troca e acompanhar todo o processo de postagem e volta do objeto.