Antecipar-se aos problemas de entrega pode ser um grande desafio que todos os lojistas passam diariamente, não?
Sempre que compramos um produto através da internet, enviamos uma correspondência ou uma encomenda para alguém, fazemos isso nos aportando aos Correios, ou qualquer outra empresa que seja encarregada pelo transporte logístico.
Dentre as opções de transportadoras, destacam-se, quase sempre, os Correios, pois são uma empresa pública federal encarregada da gestão de entrega de mercadorias, encomendas e correspondências.
E acima de tudo, possuindo estabelecimentos em praticamente o todo o território nacional.
Logo, são os mais procurados e nesse sentido, também não ficam livres de problemas logísticos e de entrega.
Tanto para quem emite, como para quem irá receber o objeto, é imprescindível realizar o monitoramento do objeto.
Nesse sentido, quando uma empresa deixa de fornecer esse tipo de informação, acaba prejudicando a comunicação entre empresa e consumidor final.
Além disso, em muitos casos, isso prejudica o processo de fidelização junto à clientela pela falta de antecipar-se aos problemas de envio.
Quando você disponibiliza o código de rastreio a seu cliente, você melhora a comunicação com o mesmo, e além disso, o cliente ficará ciente do andamento de sua compra.
Isso quer dizer que, a partir do momento que o consumidor tem de antemão, a informação da data prevista para entrega, e sabe como está o andamento do seu objeto, pode organizar-se melhor para estar em casa no dia em que o pacote chegar.
Recebendo assim o produto logo na primeira tentativa por parte da empresa. Isso acaba sendo mais prático e econômico para empresa e satisfaz plenamente o consumidor.
Alguma vez um cliente entrou em contato reclamando das seguintes situações?
-“Meu objeto atrasou”
-“A transportadora esta informando que meu objeto foi extraviado.”
-“Por que a transportadora esta dizendo que preciso buscar o objeto no endereço indicado?”
-“Meu pedido foi retiro pela fiscalização? Como assim?”
Esses exemplos e muitos mais são sinônimos de uma falta de controle de seus pedidos.
Antecipar-se aos problemas e ter o controle de toda e qualquer situação de problemas no fluxo postal antes mesmo de seu cliente saber da situação.
Quando você cuida de seus objetos e informa seu cliente do problema logo após o ocorrido, isso fará com que ele confie em sua marca, saiba que você esta acompanhando e se importa com sua entrega.
Esse tipo de atitude traz clientes que possivelmente realizarão uma segunda compra.
No sistema de rastreamento fornecido pelos Correios e outras empresas logísticas, geralmente podem aparecer inúmeras informações, dependendo do status do seu pedido.
Sendo assim, confira a seguir algumas delas com maior detalhamento, para você poder monitorar adequadamente o envio do seu objeto e se antecipar-se aos problemas.
Quando você realiza o rastreio do seu objeto e este aviso aparece, significa que existe atraso na entrega, ocasionado por falhas no sistema logístico de entrega da empresa.
Nessa circunstância, entre em contato imediatamente com a empresa para receber maiores esclarecimentos e solucionar o problema o mais breve possível.
Nesse tipo de mensagem, se você for o remetente primeiramente deve realizar a abertura de PI para solicitação de reembolso e após isso já comunicar o seu cliente.
E caso você seja o remetente ou destinatário do produto, fique tranquilo e entre em contato com a loja da compra para solicitar 0 reenvio do produto e/ou reembolso.
Nesse caso a transportadora tentou realizar uma entrega, porém não foi atendida e ninguém recebeu o produto.
Lembre-se que uma nova tentativa de entrega será realizada nos próximos dias.
Comprador: Fique atento em seu link de rastreamento, você verificou que na data e horário da tentativa de entrega haviam pessoas para receber o pacote, o que deve fazer?
Notifique a loja responsável e informe a incompatibilidade da informação para ser verificado com a transportadora.
Geralmente nessa situação foi possivelmente realizado três tentativas de entrega pela transportadora e não houve recebimento do pacote por parte do cliente.
Se o produto tiver sido encaminhado pelos Correios, o comprador deve comparecer a agencia que está destacada no SRO do objeto, com o código do objeto e identidade em mãos.
Caso contrário, comunique a empresa responsável pelo pacote para evitar que o objeto volte ao remetente.
Caso não possa buscar o seu pacote nos Correios, você pode solicitar para terceiros, como?
Emita uma procuração por escrito autorizando outra pessoa a buscar o objeto na agência.
Lembrando ser preciso encaminhar a sua identidade com a pessoa que irá retirar o objeto na empresa.
Destaco também que caso os Correios tenham considerado a sua região como área de risco, eles não realizarão a entrega no destino e o objeto ficará aguardando retirada na agencia indicada no SRO.
Sabemos que as empresa de logística e transporte querem fazer com que o cliente seja atendido dentro de suas necessidades e receba o seu produto em perfeitas condições, correto?
Sendo assim, é importante se adiantar a todas as ocorrências que podem surgir no fluxo postal para garantir uma entrega bem sucedida ao consumidor.
Portanto, é importante que a empresa não deixe, de fazer o acompanhamento dos objetos, e que diante de qualquer problema, se antecipe solucionando antes da realização da queixa do cliente.
Lembre-se:
Se você for sincero com o seu cliente em qualquer situação, evitará problemas futuros, comentários negativos em suas redes sociais, Reclame Aqui, etc.
Além disso, terá a possibilidade de ganhar mais um cliente fiel a sua loja.
Por fim, esperamos ter ajudado com as dúvidas quanto a ocorrências que podem acontecer com uma entrega e quais as melhores maneiras de trata-las.
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