Primeiramente, devemos lhe informar que a base de qualquer relacionamento é a comunicação, e com seus clientes não será diferente disso!
Ao ter uma loja virtual, é fundamental cuidar dos custos, não é mesmo? E pensando nisso, você sabia que é muito mais barato fidelizar um cliente do que conquistar um novo?
Hoje iniciaremos com algumas perguntas simples, para você refletir como está o nível do relacionamento de pós-venda do seu e-commerce.
A comunicação é a parte mais importante do pós-venda, pois quanto mais informado seu cliente está, mais confiante ele fica para realizar novas compras no futuro. Com isso o cliente pode se tornar fiel a sua marca.
Do mesmo modo, um bom relacionamento pode inclusive fidelizar aqueles clientes que sempre reclamam sobre algo.
Sabemos que essas tarefas repetitivas e manuais tem a possibilidade do erro humano, acontece e não tem o que fazer.
Além disso, com o tempo gasto pelo seu pessoal para realização de processos manuais, que poderiam ser facilmente automatizados, você entende que esta subutilizando o tempo de sua equipe de atendimento e consequentemente seus recursos monetários?
Todas às vezes que o seu cliente realiza uma compra em seu e-commerce, ele espera que você o informe de todo o andamento da entrega do seu pedido, de maneira ativa e em tempo real, coisa que o processo manual não pode disponibilizar!
Atualmente na era das mídias sociais, a imagem de qualquer e-commerce é muito frágil. Se o seu cliente identificar um problema antes de você, isso poderá ser exibido para qualquer um ver em questão de minutos.
Seus clientes são seus parceiros! Eles realizaram uma compra com seu e-commerce, pois, confiaram no que foi disponibilizado, então, você deve a eles uma comunicação proativa e completa sobre o envio do seu produto.
Você sabia que existem soluções que auxiliam no controle de todos os seus envios, tudo de forma automática, além de centralizar todas essas tarefas em uma só plataforma?
Isso mesmo, uma plataforma que tira a necessidade de diversos processos manuais e com rotinas automatizadas.
Com isso, você pode escolher um CRM que facilita o dia a dia, tira a necessidade de vários processos manuais, com automações que facilitam a realização de diversas tarefas, para assim, você ganhar tempo para focar em algo mais importante no seu negócio.
Nesse sentido, se você está com dificuldades no seu atendimento de pós-venda, venha conhecer a Find My Pack, que disponibiliza automações especialmente desenvolvidas para você oferecer o melhor atendimento ao seu cliente.
Mas fica tranquilo que vou te explicar melhor como essa plataforma pode solucionar os seus problemas.
A Find My Pack diretamente do seu ERP ou plataforma de e-commerce coleta todos os dados de rastreamento e do seu cliente para a realização do monitoramento do prazo do objeto. Assim, controlando de forma centralizada todos os pedidos das transportadoras de forma automática em um único painel!
Mas vamos voltar para a parte da comunicação com o seu cliente!
Se a sua loja virtual, realiza centenas de vendas mensais, é compreensível que seu pós-venda tenha dificuldades em comunicar seu cliente a cada alteração de status, do envio do objeto.
Vamos combinar, não há nada que cause mais ansiedade do que a espera por uma compra realizada.
E se pudéssemos poupar o cliente de acessar os dados da compra, copiar o código de rastreio e colar no SRO diariamente, de hora em hora para saber onde a encomenda se encontra? É claro que isso é possível!
Como você já não precisará realizar o controle de seus envios manualmente, um contato informativo automático também seria ótimo, não é mesmo?
Pois nesse caso posso te dizer que na Find My Pack em cada a cada atualização de status do objeto, são enviados e-mails automáticos e personalizados para que seu cliente fique sempre por dentro do andamento de sua compra! Isso mesmo, cada vez que houver qualquer mudança em sua entrega ele será notificado!
Então diga adeus a inúmeros chamados em seu SAC perguntando do andamento do pedido, pois a Find My Pack irá solucionar esse problema utilizando automação!
Não tem coisa mais chata do que ter que salvar o contato na agenda do celular, ter que ficar buscando informações e reescrever as mesmas mensagens repetidas várias vezes ao dia, né?
Sabemos que o WhatsApp é o meio de comunicação mais utilizado atualmente, então o mínimo que poderíamos fazer é facilitar essa comunicação com os clientes do seu e-commerce!
A Find My Pack disponibiliza um botão direcionador de WhatsApp e ao clicar é disponibilizado para você:
Isso mesmo, se você entrar no objeto atrasado e clicar no botão de WhatsApp a mensagem pré-definida será referente ao atraso. Com todas as informações que seu cliente pode acabar perguntando, e você não vai ter que preencher ou buscar nada sobre o rastreamento.
Resumidamente, o processo anterior é substituído com apenas um clique em “Chamar no WhatsApp”.
Acredito que com o tanto de reflexão realizada no o artigo de hoje, uma conclusão nem seja mais necessária, pois, você já conseguiu entender como pode solucionar seus problemas de comunicação com os seus clientes e também como otimizar a sua equipe de atendimento!
No mais, podemos reforçar que a comunicação com o cliente sendo realizada de forma eficaz, gera um ótimo resultado na lucratividade do seu e-commerce.
Então foque no atendimento de pós-venda para fidelizar seus atuais clientes e assim ter uma maior previsibilidade de novas compras, também auxiliando a conquistar novos!
Por fim, não esqueça de parar e pensar no quanto de tempo, pessoal e dinheiro seu e-commerce consegue economizar com essas soluções de automação!
Se quiser saber mais sobre as soluções disponibilizadas pela Find My Pack estou à disposição para atendê-lo pelo canal que preferir, clicando aqui!
Emili Ignacio 03/08/2022