Durante a pandemia as compras online aumentaram e as pessoas precisaram se adaptar as compras digitais, onde, as gerações Y e Z foram as que tiveram melhor aceitação nesse modo consumo.
Devido as diversas necessidades relacionadas ao Covid19, as pessoas acabaram se acostumando com a praticidade dos e-commerces e acabaram ficando por aqui.
O mercado digital precisou se envolver mais com os clientes/consumidores e entender ainda mais seu comportamento na hora da compra.
Grande parte desses clientes são da geração Y e geração Z, e estão na mira de diversas marcas, principalmente do Marketing Digital e entender suas características faz parte do sucesso nas vendas.
No planejamento da marca ou até mesmo na abertura de uma loja online, um dos pontos mais importantes é a criação da persona e definição do público-alvo, para que a empresa possa entender o comportamento do seu cliente, criar estratégias de marketing e vendas voltadas a necessidade do seu público.
Um grande equívoco que acontece é as empresas tratarem as gerações Y e Z como a mesma.
Então tome muito cuidado, pois cada geração tem uma categoria de comportamento, desejo e necessidade, ou seja, mesmo que parecidas ainda não são iguais.
Mesmo que sua empresa tenha uma persona bem definida, entender as outras gerações também é importante devido ao comportamento de compra.
Nunca se sabe quando ela pode começar a dominar o mercado, então fique de olho nas características das gerações que antecederam as gerações Y e Z.
– Nascidos entre 1925 e 1945.
– Viveram na época da 2ª Guerra Mundial.
– Público rígido e desconfiado, devido às dificuldades da 2ª Guerra.
– Preferem comprar em lojas físicas, pois valoriza o contato pessoal.
– Preferem pagamento à vista sem utilizar meios digitais.
– Nascidos entre 1946 e 1964.
– Nasceram no período Pós-guerra Mundial, em um momento de reconstrução.
– Geração Disciplinada.
– Resistente a mudanças, prioriza ter estabilidade.
– Na hora da venda, gostam de abordagem gentil e direta, pois não gostam de enrolação.
– É uma geração difícil de roubar a atenção para as vendas online, eles viveram mais da metade de suas vidas sem internet, então quanto antes conseguir a atenção deles, melhor.
– Gostam praticidade com informações diretas e precisas.
– Nascidos entre metade da década de 60 a 1980.
– Ficam mais à vontade com a tecnologia, pois, nasceram na época do surgimento do primeiro computador.
– Buscam disciplina, estabilidade e respeito pela hierarquia.
– Representam grande parte dos empresários do Brasil, principalmente de Startups.
– São adeptos as compras online.
– Valorizam a estabilidade financeira, assim como prestam muita atenção no preço do que estão comprando e isso pode ser um fator decisivo para sua compra.
– Frequentemente realizam diversas pesquisas de mercado para fazer comparativo de preço.
– Valorizam a facilidade na compra e não gostam de enrolação.
Agora que você conhece um pouco mais sobre as outras gerações, finalmente vou falar sobre as gerações Y e Z e como os queridinhos do mercado se comportam na hora da compra.
A geração Y é conhecida como Millennials. Nascidos entre os anos 1981 e metade dos anos 90, já cresceram na era digital.
Eles consideram a internet algo muito importante em sua vida e a utilizam para tudo, desde realizar compras online até como meio de trabalho.
Desta forma, a geração Y foi a que transformou o Marketing Digital e praticamente ditou as regras de como as lojas online precisariam se comportar.
Foram os primeiros a se tornar adeptos a esse mundo do e-commerce e priorizam a experiência, não só a qualidade do produto, então não é apenas vender, você precisa conquistá-los.
A geração Y valoriza muito a interação da marca com o seu público, gostam de visualizar campanhas, entender tudo o que a empresa tem a oferecer, são muito conectados as redes sociais e, além disso, adoram ver vídeos explicativos.
Quer uma geração que está por dentro das tendências? Então é com essa geração que você precisa se comunicar. Eles são adeptas as novidades, afinal adoram algo novo que desperte sua curiosidade.
Gostam muito de programa de fidelidade e com certeza esse é um ponto forte para ganhar o coração dos Millennials.
São imediatistas e priorizam a praticidade na hora da compra, então se atente para que os produtos tenham informações precisas e objetivas.
É a geração que nasceu entre 1996 e 2010.
Essa geração é extremamente ágil, ou seja, não tem tempo a perder.
É definitivamente conhecida como a geração que polpa menos, afinal não ligam muito com o quanto vão gastar.
Sua loja possui algum produto diferenciado? Aqui está a geração que gosta de algo diferente, principalmente de lojas divertidas.
Mesmo assim, cuidado, eles priorizam a descrição e qualidade do produto e costumam fazer um comparativo com o que foi oferecido no site.
Possuem um grande senso de responsabilidade social e valorizam marcas que apoiam causas relacionadas ao bem-estar do planeta, meio ambiente, desigualdade social, identidade de gênero, entre outras causas.
Do mesmo modo que a geração Y gosta de ter contato próximo com a marca, a geração Z também gosta. Eles prestam muita atenção em cada detalhe do que está sendo falado e publicado.
Essa geração é totalmente ativa nas redes sociais e antes de realizar qualquer compra, buscam opinião de terceiros, como comentários, reclamações em grupos e dão muito crédito aos influenciadores digitais.
E falando em rede social, eles podem colocar a loja online ou a marca no pódio, ou no chão, devido a sua grande conexão no mundo virtual e a facilidade em se comunicar com outras pessoas.
Juntando o senso de responsabilidade e ativismo dessa geração, se algo não sair como o planejado, são eles que vão para a internet formar movimentos, comentar e compartilhar algo que não lhe agradou, ou agradou muito.
Acima de tudo, mesmo sendo uma geração que é 100% adepta ao ambiente digital, eles priorizam muito a experiência na loja física, buscando qualidade no atendimento e realizando o comparativo do produto oferecido na loja online e o que está disponível pessoalmente.
Se o seu e-commerce também possui loja física,F fique atento, você poderá receber uma visita de alguém da geração Z que pesquisou algo em seu site e quis olhar pessoalmente.
Por fim, conseguimos perceber que cada geração possui suas características e mesmo que parecidas, é preciso definir como sua marca se comunicará com cada público.
Vale lembrar que as gerações Y e Z, são as mais consumistas no quesito compras online, estão ligadas nas redes sociais e além de conectadas, buscam entender tudo que a empresa tem a oferecer.
Com isso, sempre tenha todas as informações descritas de forma real, transparente e fazer com que as gerações Y e Z sinta-se próxima à marca será o diferencial.
As gerações Y e Z até então são as mais críticas e conscientes, e são elas que ajudam as outras gerações a confiar na marca, entender o que está sendo oferecido e até mesmo concluir a compra online.
Segmente bem o seu público, lembre-se dos comportamentos de compra de cada geração, trace estratégias de marketing segmentadas e arrase nas vendas.
Jessica de Freitas 27/04/2022