Antes de mais nada, precisamos ressaltar que um pós-venda efetivo é muito importante em qualquer período do ano, inclusive na Black Friday.
Seja você um empreendedor de lojas físicas ou e-commerce, uma coisa é certa: A Black Friday é um verdadeiro sucesso.
Nesse sentido, os lojistas precisam aproveitar essa oportunidade para investir em um atendimento em pós-venda efetivo, que lhes permita fidelizar o cliente ao seu negócio.
Atualmente os consumidores não são mais apenas compradores, eles querem mais, desejam comprar uma ideia, um atendimento de qualidade e um pós-venda efetivo.
É imprescindível investir em atendimento de pós-venda, este é um setor importantíssimo dentro de uma empresa, principalmente se o objetivo for estabelecer vínculos mais duradouros com seus clientes.
E no caso da Black Friday, esse é um dos períodos ideais para se atrair números significativos de clientes.
Ou seja, é possível obter um percentual maior de fidelização, desde que você saiba investir do modo correto.
Sendo assim, é importante que sua empresa considere, nos custos do seu produto, a implementação de um bom departamento de atendimento ao cliente.
Isso garante uma boa reputação da sua empresa, e é fundamental investir nesse setor para o sucesso da fidelização neste período.
Esteja sempre ciente, os consumidores esperam que sua empresa consiga resolver qualquer problema e demanda de forma rápida e eficiente.
Portanto, para que você possa ter clientes fiéis, é necessário considerar cada aspecto do processo de compra.
Assim que o cliente encontrar sua loja, ele irá buscar os produtos de sua preferência, e possivelmente irá solicitar informações sobre preço e as opções de envio do e-commerce, até que chegue à parte final, em que o produto é pago, encaminhado e recebido.
Logo após isso o cliente irá aguardar o recebimento de seu produto.
Além disso, a partir do momento que o cliente está com o produto de seu desejo em mãos, quais são os fatores que podem levá-lo a retornar ao seu e-commerce e realizar uma nova compra?
Sabemos que existem vários fatores, mas foquemos hoje na fidelização, a partir da implementação de ações de melhoria dos serviços de atendimento efetivo no pós-venda de um negócio.
Quando o cliente já provou o seu produto e ficou satisfeito com o mesmo, e inclusive o recomenda, esse é o momento ideal para aplicar ações de pós-venda que façam com que este cliente se fidelize mais com o seu negócio.
Devemos destacar que o serviço de atendimento no pós-venda, é aquele que oferece ao cliente certa atenção personalizada posterior à compra.
Dependendo das necessidades do cliente, o serviço foca em solucionar dúvidas com relação ao envio, em como usar o produto e se existe algum inconveniente que requeira uma atenção imediata.
Além de ter os melhores canais de atendimento, é preciso ter uma equipe devidamente qualificada para prestar atendimento efetivamente no pós-venda durante o período de Black Friday.
Lembre-se a forma que o cliente é tratado durante o pré e pós-venda do objeto, tem relação direta com uma possível fidelização no futuro.
Desse modo, a capacitação dos atendentes torna-se vital nessas circunstâncias, promovendo um atendimento diferenciado e efetivo.
Uma técnica que a empresa poderá aderir para capacitar suas equipes de atendimento é valer-se das técnicas de rapport.
Rapport é um conceito advindo da psicologia, em que se cria uma relação de empatia com o cliente, gerando confiança mútua entre comprador e vendedor.
A empresa deve possuir perfis nas principais redes sociais do momento.
Lembre-se que não é apena divulgar e vender, como também é para prestar atendimento efetivo no pós-venda.
Através desses canais é possível manter contato com o cliente, mesmo após finalizada a sua compra.
Pense em estratégias para mostrar-lhes que você segue interessado em sua opinião, e quer lhe satisfazer em todas as necessidades.
Pode ser que dias após a venda do produto, sua empresa receba elogios ou críticas sobre o seu produto, e em ambos casos, você precisa estar preparado para responder cada um dos feedbacks.
Mantenha uma relação comercial e, em simultâneo, demonstre ao cliente que você está atento e solidário às suas demandas e em melhor satisfazê-lo.
Sabemos que na Black Friday a concorrência é forte e sendo assim, precisaremos de um diferencial para atrair um público consumidor significativo.
Sendo assim, garanta aos seus consumidores um atendimento efetivo na pré e pós-venda.
Pois esse será o diferencial entre a concorrência, potencializando as chances de fidelidade à sua marca.