A Black Friday é conhecida como um dos dias mais importantes para se realizar compras no ano.
Geralmente movimenta significativamente a economia do país, nos mais variados segmentos de mercado.
Planejar uma estratégia de mercado envolve mais do que investimentos pesados em Marketing. Além disso, é preciso pensar também no processo de pós-venda, ajudando o cliente quando ele fizer uma reclamação ou queixa.
No entanto, nem tudo são flores nesse período, e às vezes, em meio a várias compras dos sonhos, existem algumas frustrações que os clientes passam, com alguns produtos e/ou serviços adquiridos.
Nessas circunstâncias, as empresas precisam de jogo de cintura para manter o cliente engajado com a marca e mantê-lo fiel ao negócio. Portanto, o atendimento ao cliente, efetivo e de qualidade, diante de qualquer problemática pós Black Friday é primordial!
Nenhuma empresa está isenta de receber uma reclamação em algum momento. Falhas e erros acontecem ao definir um produto para venda ou serviço a ser prestado ao cliente, e, além disso, sempre existirão clientes exigentes, que nada os satisfaz por completo.
Em muitos casos é possível evitá-las, e caso não seja, ofereça a melhor experiência de atendimento ao consumidor, para que este se sinta valorizado mesmo tendo algum desagrado com a sua compra, e perceba que a empresa está envolvida em sempre lhe auxiliar.
No caso do período da Black Friday, este é um momento delicado, no sentido de que a concorrência é muito grande e para se destacar em meio à multidão, é preciso ter diferencial, não só durante o evento, como no processo de pós-venda Black Friday.
A não resolução das ocorrências na Black Friday, pode significar perder mais que um cliente, uma vez que este poderá gerar feedbacks negativos sobre a empresa, podendo arruinar facilmente novas vendas.
Por outro lado, quando a empresa se mostra solícita aos problemas do cliente, leva vantagem na garantia que ele volte a comprar.
Além disso, dentro de um sistema inteligente, dará condições para que possa avaliar onde a empresa está acertando e onde ainda precisa melhorar.
Aprenda a lidar com o seu cliente com problemas as dicas a seguir:
Seja eficiente e rápido no atendimento ao cliente, mostrando prontidão em atendê-lo e em solucionar o seu problema pós compra na Black Friday.
Se um cliente apresentar uma queixa, atenda-o com exclusividade, seja de forma física ou virtual, mostrando sempre total empenho em proporcionar uma boa experiência ao cliente.
Observe com cuidado todas as ocorrências e possíveis problemas de seus objetos e/ou serviço, se antecipa a essas situações, mostrando ciência e prontidão em solucionar o problema
Isso será um grande diferencial para manter o cliente, pois este se sentirá valorizado e confiará mais na sua empresa.
Um diferencial no processo de pós-venda é saber ouvir o cliente, mas ouvi-lo sem interrupções, deixando que ele expresse o que tem a dizer, e somente após o cliente ter relatado seu problema ou insatisfação, é que devemos intervir com possíveis soluções.
A partir do momento que o contato com a empresa for para realizar uma reclamação deve-se:
Utilizar as dicas já informadas anteriormente, e sempre pedir desculpas informando em detalhes as medidas de solução para o problema apresentado.
Por exemplo: um cliente “x” comprou um produto “y” na Black Friday, assim que o recebeu (compras e-commerce), notou que o produto encontrava-se com defeito.
Nessa situação, informe que lamenta o ocorrido e irá promover a troca ou reembolsar o cliente.
Caso o cliente reclame de péssimo atendimento da equipe da sua empresa, é preciso se desculpar junto ao cliente e garantir que essa situação será averiguada e que não voltará a se repetir.
Entenda o jeito de seu cliente e em quando ele responde positivamente no atendimento, com isso adapte para a solução ideal da ocorrência.
Dessa forma é possível analisar um meio-termo que atenda ambos os lados.
Black Friday é um período de grandes lucros, e é um grande erro não utilizar esse momento para fidelizar clientes e dar-lhes uma ótima experiência.
Sendo assim, uma vez que um cliente tenha comprado um produto com sua empresa, é essencial solucionar com eficiência qualquer tipo de problema.
O cliente ficará satisfeito e a sua empresa lucrará ao longo de todo o ano!
Reserve sempre uma surpresinha ou brinde ao seu cliente, dando-lhe ao final da mediação e com o problema já resolvido.
Parece uma dica básica demais, mas olha só:
De atenção ao cliente, assim ele se sentirá especial, e de certa forma em dívida com a sua empresa.