Antes de tudo, começaremos com a dúvida do título do artigo. SAC: como otimizar o processo de atendimento?
Tenho certeza que você já se deparou com essa pergunta várias vezes.
E nesse sentido, para que sua empresa seja bem sucedida no mercado, ela precisa mais que um bom marketing e investimentos em estratégias para atrair clientes.
Além disso, é necessário priorizar a experiência que seu cliente terá, quando solicitar os serviços do SAC.
Um cliente satisfeito com o atendimento, poderá dar um bom feedback sobre a sua empresa e a recomendar para outras pessoas, além de retornar a comprar.
Mas, você deve estar se perguntando agora, então como uma empresa pode otimizar o tempo do SAC e mesmo assim, satisfazer plenamente as demandas e exigências do cliente?
Confira a resposta para essa pergunta, e muitas outras informações sobre este tema, no artigo de hoje. Boa leitura!
O SAC é o Serviço de Atendimento ao Cliente, é um canal que a empresa disponibiliza ao cliente para que ele possa tirar suas dúvidas, enviar sugestões, obter informações e resolver/reclamar sobre problemas relacionados a empresa e/ou produtos.
Em função da concorrência de mercado se encontrar mais acirrada, as empresas precisam dar uma atenção maior ao seu público.
O que isso significa? Promova atendimentos de qualidade, gerando um diferencial competitivo para a empresa.
Em outras palavras, seus atendentes devem otimizar essas funções garantindo ao cliente um atendimento de qualidade.
Escute as demandas e reclamações com atenção e resolvidas da melhor forma possível.
A sua empresa precisa contar com pessoal devidamente qualificado para lidar com o público.
E a partir disso, traçar metas que possam promover uma melhora constante no desempenho e otimização do tempo do atendimento.
Algumas metas que a empresa pode estipular para otimizar o tempo do SAC são:
Vale destacar que a empresa precisa se deter na definição de meta.
A defina de modo que seja condizente com a realidade da empresa, ou seja, que seja possível concretizá-la.
Além disso, também precisamos estar cientes que o monitoramento dos resultados que vão sendo obtidos no processo de atendimento ao cliente, são primordiais para que a empresa avance constantemente e otimize o seu tempo do modo correto.
Atualmente existem uma grande quantidade de softwares que auxiliam e podem ser utilizados para gerenciar o atendimento de sua empresa.
Nesse sentido, inclusive, eles são muito mais eficientes, podendo garantir maior segurança de informações.
Com a utilização dos mesmos é possível diminuir as chances de erros comuns, aumentando a produtividade da empresa e também otimizando seu tempo.
Essa ferramenta auxiliará na agilidade da comunicação entre a empresa/atendente do SAC e o cliente, uma “agenda online”, que poderá ser atualizada a todo momento.
Como você pode observar nos itens anteriores, um bom atendimento ao cliente é algo fundamental na prestação de qualquer categoria de serviço oferecido por uma empresa ao seu público.
Ao trabalharmos com um atendimento proativo, temos um serviço diferente do receptivo, tradicional ou passivo, que interage com o cliente somente quando este entra em contato por sua própria iniciativa.
Ou seja, no atendimento receptivo, geralmente as empresas aguardam que o cliente venha procurá-los com uma reclamação, para só então buscarem alternativas para resolver a situação. Já no caso do atendimento proativo, a empresa busca antecipar-se ativamente a possíveis problemas e eventos futuros.
Um serviço de atendimento proativo melhora o processo e aumenta a satisfação dos clientes, promovendo fidelização, aquisição de novos consumidores e redução de demandas de atendimento. Pois, sua empresa estará sempre à frente, resolvendo possíveis problemas, antes que o cliente os descubra.
O atendimento ao cliente a partir do sistema proativo é um método eficaz que vem de encontro com o sistema Omnichannel. A multiplicidade de canais que hoje em dia um cliente pode contar para colocar-se em contato com uma empresa, ou uma marca, são tantos quanto a diversidade de mensagens e interações que podem gerar.
Sendo assim, para aumentar o atendimento proativo dentro de uma empresa, precisamos considerar as seguintes questões:
Monitore a imagem que a sua empresa possui em todas as redes sociais, analisando mensagens e feedbacks, tanto positivos, como negativos.
Geralmente as empresas tendem a informar o consumidor quando existem novos serviços e ofertas que podem lhe interessar, ou seja, apenas os pontos positivos.
Ou seja, é necessário também manter o cliente informado sobre toda e qualquer incidência no serviço, se são constatados problemas no produto, se existe alguma falha no sistema de envio, etc.
É importante que a empresa saiba compensar o cliente sempre que ocorrer alguma falha ou erro, pois assim o cliente se sentirá valorizado, priorizado e não irá desistir de fazer uma nova aquisição junto à sua empresa.
É preciso substituir o modelo tradicional de atendimento ao consumidor, em que apenas se interage com o consumidor quando este recorre ao SAC. Sendo assim, é preciso que o diálogo entre SAC e cliente seja bidirecional e personalizado.
Quando uma empresa dá o primeiro passo na comunicação, o consumidor se sente valorizado, a empresa acaba se aproximando ainda mais dos consumidores e garante excelência em atendimento ao cliente.
Vale ressaltar que os canais de atendimento ao cliente devem estar sempre visíveis e de fácil acesso, independentemente se a sua empresa presta SAC por telefone, e-mail, etc.
E lembre-se, a Find My Pack pode ser a melhor amiga do seu SAC. Uma ferramenta de automações de processos logísticos que facilita o serviço do atendente. Não deixe de conhecer e fazer parte das empresas que se preocupam com o cliente.